Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cursos by VDAB

Como disse no post anterior, vou falar sobre o terceiro passo do Inburgering (Programa de Inclusão Social) que nada mais é que fazer a inscrição no VDAB para poder procurar trabalho e poder trabalhar. O curso de Inclusão Social fiz de março a junho de 2012. O holandês estou fazendo desde março de 2012 e em novembro de 2012 fiz o curso de Orientação Profissional.

Vlaamse Dienst voor Arbeidsbemiddeling en Beroepsopleiding 
O curso de orientação profissional dura no máximo 3 semanas, cada aula com 3 horas de duração. Ele é ministrado pela sua consultora no VDAB onde ela vai falar sobre todas as profissões aqui no país, o que é necessário para se trabalhar em cada área, os cursos que o VDAB fornece gratuitamente... e por aí vai.
De acordo com o seu nível de holandês e também de acordo com o que você escolhe para trabalhar você é direcionado ao melhor curso para você.

Mas que cursos são esses? São cursos para que você possa trabalhar ou te preparar para seguir um curso profissionalizante.

Basicamente haviam 3 opções: Um curso para quem quisesse trabalhar com a área administrativa com duração de 7 meses. Um curso para quem quisesse trabalhar em lojas  ou supermercados com duração de 3 meses e um curso intensivo para quem quisesse cursar algo aqui (5 meses).

Escolhi a última opção. Seu nome é Maatpak Sector 2, 5 meses de curso intensivo de holandês o dia todo... ah sim, creio que estejam se perguntando porque não escolhi o curso de ADM. Simples. Para eu ingressar no curso de ADM era necessário ter o nível 6 de holandês... só tinha o nível 3 em janeiro e isso era suficiente para o Maatpak.

Para ingressar no curso precisei fazer um teste do qual eu tive certeza assim que terminei que não havia passado. Teste do cão viu!? 114 questões em holandês com tempo para responder... pouco tempo. Achei que não passaria porque quando eu não sabia uma questão... desencadeava a não saber outras. Sem contar que as vezes eu sabia a palavra e ela sumia da mente, tava na ponta da língua e não saía... e o tempo já era... Mas, graças a Deus passei. Comecei o curso dia 18 de fevereiro e vai até 19 de julho se não me engano.

Tivemos uma sessão de informações sobre o curso: Teremos aula de holandês e aulas relacionadas a profissão/curso escolhido. Teremos visitas técnicas e também faremos estágio. Teremos metas a cumprir a cada 2 semanas de curso... seremos acompanhados totalmente de perto. Achei fantástico e fiquei super animada.

Hoje, 15 de maio de 2013, estou na metade do curso. O que posso dizer sobre ele? Que ele é realmente intensivo e é totalmente eficiente. Seguimos rigorosamente um plano de trabalho, vemos muita gramática, estudamos situações diárias de uma empresa, praticamos o holandês e somos constantemente avaliados nas mais diversas situações. Temos duas professoras que se alternam nos dias de aula, o que acho muito bom pois não fica cansativo. Elas são absurdamente atenciosas e super competentes. Nos auxiliam em tudo e estão sempre a procura de uma boa opção de curso para cada um. Ah sim, por que elas procuram curso para nós? Porque o curso que faço agora é, teoricamente, para você seguir um outro curso. Este curso é intensivo de holandês, logo, depois dele você estará apto para seguir um curso específico.

Eles fornecem todo material necessário para as aulas, o VDAB custeia seu transporte e também paga a creche do seu filho caso você tenha. Ou seja, você não tem desculpa para não seguir um curso desses. 

O curso começa as 8 da manhã e vai até as 16, com intervalo das 12 as 13. No começo saía zonza, não era normal ouvir holandês o dia todo, mas depois de duas semanas já conseguia seguir o dia todo e saía viva de lá.

Desde semana passada tivemos uma alteração na estrutura do curso e agora, todas as tardes, cada um trabalha especificamente na área em que vai seguir após este curso. Muito dos cursos é necessário fazer um teste para ingressar e alguns testes são bem complicados ainda mais para quem não fala a língua fluentemente, então, começamos a trabalhar exatamente isso. Fazemos exercícios com termos específicos da área e também simulações de testes.

Ainda não terminei o curso e já posso dizer que estou super satisfeita. Meu holandês melhorou um absurdo desde fevereiro. E isso foi e está sendo possível porque tenho a oportunidade de conversar todos os dias em holandês e também ouvir.

O VDAB é uma organização fantástica e realmente vale a pena seguir seus cursos.

Por hoje é só pessoal!

Só uma observação, segundo notícias que li nos últimos dias o Programa de Inclusão Social se tornou obrigatório para todo estrangeiro que se aventura aqui. Creio que para estudantes não pois eles tem uma certa orientação na faculdade mas para o restante sim.

Se você chegou aqui e não sabe o que fazer é só ir direto na "Huis van het NederlandsKongostraat 42, 9000 Gent, Tel. 09 235 26 70. Lá você receberá toda orientação possível.