Pesquisar este blog

domingo, 15 de junho de 2014

Vida Cristã em Gent

Várias pessoas que vieram para cá para estudar me perguntaram se eu conhecia alguma igreja e eu, coincidentemente conheço uma. Na verdade conheço algumas mas os cultos são somente em holandês e isso não ajuda muito...

Quando chegamos aqui tivemos um pouco de dificuldade de achar igrejas até o dia em que encontramos um site com todas as igrejas da região. Existem várias mas elas não são  tão chamativas visualmente ou acusticamente como no Brasil. Na verdade, elas são quase que impossíveis de serem identificadas se você não as estiver procurando com o endereço na mão.

Finalmente chegamos a que frequentamos hoje e gostamos muito. É a International Community Church Gent. Como o nome diz é uma igreja internacional e os cultos são bilíngues: inglês e holandês. No começo é normal ficar meio perdido mas você se acostuma rápido. Bem mais rápido que aprender holandês...
A igreja recebe muitos estudantes de todo o mundo e o clima de comunhão é muito bom. Temos cultos somente aos domingos (às 17 horas) mas contamos com reuniões dos pequenos grupos a cada duas semanas que são realizadas na casa de um dos membros da igreja.
Despedida do querido Wagner

O site da igreja está disponível em inglês, espanhol, francês e holandês. E, num futuro próximo, em português.

A igreja localiza-se bem próxima ao centro mas também é acessível por transporte público, ou bicicleta. A igreja também disponibiliza uma van que leva os interessados tanto para o culto como para a reunião dos pequenos grupos.

Espero poder te encontrar lá.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Melhor Cerveja do Mundo

No post de hoje não falarei somente de Gent mas da Bélgica em geral. Vamos falar de cerveja. De UMA cerveja. Aqui se encontram as melhores do mundo e dentre as melhores do mundo está A melhor do mundo.

Não sei até que ponto ela é a melhor pela raridade ou pelo sabor mas não estou aqui para avaliá-la e prejudicá-los em seu julgamento no futuro.

Estou falando da famosa Westvleteren, fabricadas por monges solitários (já explico o por quê) num vilarejo lindo demais da conta.
Abadia Saint Sixtus 
Abadia Saint Sixtus




















Uns amigos vieram me visitar e minha tarefa era encomendar uma caixa da cerveja para eles. Tarefa fácil, certo? Errado! Eu também achei que seria fácil até começar a tentar. Digo começar porque foi um longo processo sem sucesso...

Segundo o site da abadia você pode encomendar no máximo 2 caixas de cerveja e tem o dia e a hora que você deve ligar para efetuar essa encomenda. Para cada dia e hora há um tipo de cerveja disponível. Eles fabricam três variantes:

Quer uma dica? Se você vier para a Bélgica no ano que vem e desejar comprar uma caixa, comece a ligar desde hoje. É praticamente impossível conseguir ligar lá. Os períodos em que a linha está aberta só dá ocupado. Um felizardo que conseguiu ligar disse que o monge bateu o maior papo com ele. Mais de uma hora... aí os outros pobre coitados (eu) que tentam ligar não conseguem.

A fabricação da cerveja não é para fins lucrativos, o dinheiro arrecadado é para a manutenção do mosteiros e dos monges e claro para fabricar mais cerveja. Daí a dificuldade em conseguir ligar. Eles não estão preocupados se venderam milhões de caixas ou não...

Essa seria a caixa encomendada: 


Mas não fique triste por não conseguir encomendar uma caixa dessas, para nossa alegria algum capitalista com visão empreendedora construiu um café em frente ao mosteiro e este café serve as três variedades da cerveja! O café é lindo, o atendimento é ótimo e super bem frequentado: Só 3˚ idade gente boa!!!
In de Vrede
Nós fomos até o café para conferir e gostamos muito do que vimos, bebemos e comemos. No café é possível comprar caixas com 6 garrafas e também uma caixa com 4 taças. Tivemos que comprar...
Caixas disponíveis a venda no café
Para a minha alegria, a sopa do dia era de cenoura. Eu odeio cenoura com todas as minhas forças. Eu como cenoura crua ou bolo de cenoura mas não me venha com sopa ou cenoura cozida porque eu acho o fim. Mas como só tinha essa sopa resolvi arriscar e não é que ela me surpreendeu! Sem dúvida a melhor sopa de cenoura do universo! Não tinha gosto de cenoura, era maravilhosa!!!
Sopa de cenoura com cerveja ORNA!
A prova do crime































Passamos quase metade do dia lá e valeu muito a pena. Conseguimos até comprar duas garrafas da 12 para trazer pra casa. Usamos todo nosso charme e choradeira brasileira e conseguimos. Demos sorte do dono do café estar sentado atrás de nós também mas isto é detalhe.

É um passeio que vale muito a pena, eu recomendo!