Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Frietjes

Se você vem pra Bélgica você tem que fazer três coisas: tomar cerveja (mesmo que não goste), comer chocolate até se entupir (por que não?) e comer batata-frita, ou melhor dizendo: frietjes.

Você encontra uma "Frituur" a cada meio metro aqui na Bélgica. Eles fazem a melhor batata-frita do mundo seguindo um procedimento que é quase um ritual e que, segundo eles, faz toda a diferença.


Muitas dessas "Frituur" da vida são em trailers fixos espalhados por toda a cidade. Óbvio que nem todas tem a qualidade que deve ter. Você precisa escolher bem ou sairá frustrado. Talvez um turista, ou mesmo eu, não saia frustrado porque ele (ou eu) não conseguirão ver essa diferença grotesta entre a batata da Frituur A e da Frituur B. Mas em todo caso não custa avisar. 
Então, como eu sou uma pessoa super legal eu vou listar aqui alguns lugares para comer batata-frita e sair feliz da vida. Ah, quase me esqueci! Notaram que tem maionese na batata, né? Então, por favor, faça-me o favor de comer do jeito que a regra manda, com maionese! Muiiiita maionese!

Bom, vamos lá:

A melhor "frietjes" de Gent é a do Frietketel. O lugar é super arrumadinho (o que não é muito natural pra uma "Frituur") e o lugar de fritar as batatas tem até controle de temperatura. Realmente outro nível. Já comi lá e gostei muiiiito. Só não vá com muita fome porque os pedidos costumam demorar um pouco pra sair porque o lugar vive lotado. E se não estiver lotado tenha certeza que eles estão com milhões de pedidos para serem retirados.
Vamos ao "De Dulle Friet" que fica bem no centro da cidade, coladinho no Secondhand markt de sábado (que é um espetáculo). O lugar não tem nada de especial ou bonito mas a batata é muito gostosa. Se estiver turistando pelo centro e bater aquela fome é só dar uma passadinha lá e se deliciar com as batatas.

Eu nunca comi no "Bartje Frietje" mas ele está entre as melhores da cidade. Já coloquei na agenda para fazer uma visitinha. 
E é isso aí minha gente. E não adianta indagar: "Mas só três?!". É isso mesmo. Só três. Porque se eu for falar de mais eu fico o resto da minha vida aqui e é capaz de eu não falar de todas. A ideia do post é mais para que vocês saibam que a Bélgica também é a terra da batata-frita e que vale muito a pena prová-la. Vou colocar dois links aqui onde vocês podem procurar por uma Frituur dessas: aqui e também aqui

E é importante ressaltar que a batata daqui, creio eu que devido ao processo, não te dá aquela sensação de ter bebido um litro de óleo após comê-las. Ao contrário, após comê-las você tem vontade de comê-las novamente no próximo dia. Viciante. 
Hummmm!!! Zoooo lekker!!!

Bom apetite pessoal :)