Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Chocolates Belgas

Acho que demorei para escrever um post sobre as marcas de chocolate mais conhecidas aqui da Bélgica considerando que o chocolate seja uma das "marcas registradas" daqui.

Quando pousei aqui, confesso que deslumbrei. Comia chocolate todos os dias, de todas as formas possíveis. Daí os quilos a mais que agora batalho para perdê-los.
Eu vou colocar aqui algumas das marcas mais conhecidas mas claro que, se você fizer um tour pelas ruas das cidades, provavelmente você irá encontrar várias chocolaterias sem nome famoso mas que fazem um chocolate excelente. O bom de conhecer algumas dessas marcas famosas é que, caso você não tenha tempo, as mais famosas são mais fáceis de serem encontradas porque algumas tem lojas espalhadas pela cidade a cada meio metro e algumas marcas você encontra nos supermercados.

Algumas dessas marcas eu já experimentei e outras não. Confesso que não sei se devo dar minha opinião para não prejudicar uma futura compra de vocês ou mesmo causar um pré conceito sobre o pobre coitado. Lembrem-se que tanto o gosto como o desgosto não devem ser discutidos :)

Vou falar deles numa ordem aleatória, de acordo com que eu vá lembrando. Caso queira mais informações é só clicar no nome da marca que você será direcionado ao site da empresa.

Nunca comi mas já ouvi falar maravilhosamente bem dele. Ainda quero provar e se vocês derem uma olhada no site creio que também terão vontade.
Este eu já provei porque tem milhões de lojas na cidade. Eu gosto bastante. Recomendo!
Já provei também e é de uma ignorância que vou te contar viu! Recomendadíssimo.

Este eu já provei vários. Você encontra em qualquer supermercado. Como ele tem milhões de opções, algumas eu gostei muito e algumas nem tanto, mas vale muito a pena provar.
Este eu já provei no Brasil e depois aqui. Todo mundo fala que se comer aqui e acolá dá diferença no sabor e, pra ser sincera não acreditava muito nisso, mas dá muita diferença. Eu gosto muito desse chocolate e ele também é facilmente encontrado nos supermercados.

Agora um pouco de cultura inútil porque todos nós merecemos saber da verdade. A Guylian patenteou seu chocolate em forma de cavalo marinho. Segundo eles isso foi possível porque a cauda do cavalo marinho de chocolate é enrolada para trás e a do cavalo marinho não chocolate é para frente.
Eu poderia muito bem ter colocado a imagem do cavalo marinho não chocolate do lado para vocês ficarem chocados por nunca terem percebido isso, mas eu gosto de instigar a curiosidade alheia. Portanto, corra para o google e procure uma imagem do nosso amigo e fique chocado com sua tamanha falta de atenção. Se serve de consolo eu também não tinha percebido...

Fora estas marcas mais conhecidas tem várias outras. Algumas pelo que pude perceber são mais para exportação ou venda para empresas. 

Caso venha para essas bandas vá há um supermercado e se delicie na seção de chocolate. Você vai encontrar muitas marcas e muitos tipos diferentes. Fique tranquilo com os preços pois mesmo sendo baratos a probabilidade dele ser ruim é praticamente nula.

Por enquanto deixo só estas marcas aqui, caso eu me lembre de alguma outra eu acrescento depois.

Próximo post falarei sobre Frietjes. Se você gosta de batata frita, aqui é o seu lugar!





terça-feira, 5 de agosto de 2014

Abastecendo o carro

Pode parecer idiotice fazer um post sobre como abastecer o seu carro mas acredito que não devido à minha experiência.


Para abastecer o carro ou qualquer outro veículo que necessite de combustível é só ir a um posto de gasolina, fornecer a chave ao frentista (em alguns casos), permanecer confortavelmente sentado dentro do seu carro enquanto é bajulado pelo nosso já citado frentista e aguardar até que o serviço esteja devidamente pronto. Ah claro, para pagar não é necessário sair do carro, a máquina de cartão vem até você.

Essa era a minha realidade e creio ser a de muitas pessoas. Quando chegamos aqui não tínhamos carro e ainda não temos. Mas compramos uma Vespa para minha alegria geral.

Ela veio com um cadinho de gasosa que durou uns bons dias. Nestes dias eu já estava nervosa com a possibilidade de ter que abastecê-la... Não por medo, mas por não ter a mínima ideia de como fazê-lo...

Os postos de gasolina aqui são normalmente pequenos e não existe frentista. Nem meiozinho.

Eis que chega o dia em que a luz que avisa que preciso abastecer acende. Não tinha mais jeito. Não podia mais adiar. Até poderia, mas...

Volto da aula e passo num posto no caminho. Eles costumam estar sempre cheios mas óbvio que neste dia, no dia em que eu precisava de informações, não havia nem uma alma por perto. Nada! Deserto do Saara ao meio-dia.

Parei a Vespa, abri o local de colocar gasolina e fiquei olhando para as bombas. Vi que tinha um local para inserir o cartão mas não entendia o que exatamente tinha que fazer. Abastece primeiro, paga depois, abastece enquanto paga?!?! Alguém me ajuda por favor?! 
                                                   
Quando estava quase chorando, chega um ser para abastecer seu carro. Com meu holandês fluente perguntei se podia me ajudar porque era a primeira vez que eu abastecia e eu não tinha ideia de como fazê-lo. Como sempre, recebi a devida atenção. Os Belgas são um poço de solícitos.

Primeiro você coloca o cartão do banco e digita em qual bomba você vai abastecer (as bombas são devidamente numeradas), depois digita a senha do cartão e a bomba e o cartão são liberados. Confesso que achei tudo muito bizarro mas como eu sou bicho do mato fui fazendo sem demonstrar muita empolgação.

Bomba liberada é só abastecer. A medida que você vai abastecendo ele vai mostrando o quanto você está gastando em dindin e o valor final será creditado em sua conta no banco. Confesso que achei o máximo.

Devidamente abastecida e depois de conversar horas com o cara que ficou super interessado na minha Vespa que ainda cheirava a nova parti rumo a minha casa. Coloquei gasosa aditivada. A Vespa 50cc ficou um perigo!

É isso aí, se for abastecer, tenha um cartão em mãos. Sem ele não será possível.



Até a próxima pessoal!