Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alugando uma casa na Bélgica

Como disse no post anterior, ficamos num business flat provisioriamente e minha tarefa era achar uma casa/apartamento para alugar em um mês. UM MÊS! Estávamos em pânico pois no Brasil esse prazo é humanamente impossível devido a toda burocracia e claro, pensávamos que não conseguiríamos... pois bem...
A busca começou pela internet, tudo em holandês - o que ajudava muito -, olhávamos mil apartamentos por dia e mandávamos e-mail solicitando uma visita e quase nenhum retornava e alguns dos que retornavam diziam que o imóvel já tinha sido alugado... a partir daí passamos a agir mais ativamente indo até as imobiliárias. Por fim, conseguimos marcar algumas visitas. A ideia inicial era pegar um ap mobiliado para não ter que gastar com mobília, mas eram poucas as opções e os aps não agradaram tanto.
Depois de algumas poucas visitas, cheguei ao apartamento que hoje moramos. Cheguei na imobiliária e disse que gostaria de visitar o apartamento tal e ela me deu a chave e ficou com o meu passaporte... simples assim. Gostei muito do apartamento: 2 quartos, uma sacada, uma sala gigante, banheiro recém reformado, piso novo, cozinha com armários embutidos, geladeira e fogão. Era ótimo pra nós! Já economizaríamos na compra do fogão e geladeira.


Voltei a imobiliária e perguntei o que era necessário para alugar e veio a surpresa: "Preencha esse formulário e traga com a cópia do seu passaporte e do seu marido e a cópia do contrato de trabalho dele". Preenchemos o formulário (que posso definí-lo como ridículo... não pedia nada de informação), tiramos as cópias e levamos. O atendente da imobiliária pegou os documentos e disse que ia ligar para o dono para ver se ele aprovava. Pronto! Ficamos apreensivos... mas graças a Deus o cara ligou poucos minutos depois dizendo que o dono havia aprovado e que poderíamos ir no dia seguinte assinar o contrato... (Poker face)...
No dia de assinar o contrato o atendente sentou conosco e explicou todo o contrato (porque tudo aqui é em holandês) e perguntou se concordávamos. Após isso, para realmente finalizar foi preciso seguir os passos seguintes (os quais estão numa folha impressa que ele nos dá):
- Pagar uma taxa de 60 euros para a imobiliária;
- Programar o pagamento automático do aluguel (débito em conta);
- Realizar o pagamento do seguro (2x o valor do aluguel) mais o primeiro aluguel (transferência bancária);
- Fazer um seguro incêndio (também no banco);
Após cumprido todos os itens da lista, retornei a imobiliária e recebi as chaves.

Mas... sempre tem um mas... rsrs. Mesmo pegando as chaves ainda seria feita uma vistoria no ap. O preço é bem salgado (o nosso ficou em torno de 230 euros). O bom é que nós pagamos metade e o dono do ap a outra metade. Só que é a senhora vistoria. O cara tira foto de tudo e mais um pouco, analisa tudo nos mínimos detalhes e faz um relatório enorme.

Após isso, o apartamento era realmente nosso! Conseguimos nos mudar no prazo graças a não burocracia para se alugar um AP/casa na Bélgica.

PS1: A única coisa que pesa é o bolso, pois você desembolsa o valor de 3 vezes o aluguel no primeiro mês para alugar.
PS2: O valor do seguro de 2x o aluguel será devolvido quando sairmos do AP.
PS3: Alugamos um AP infinitamente maior, arejado e bonito do que morávamos em SP pagando praticamente o mesmo valor...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A primeira impressão é a que fica...


Ghent, cidade ao norte da Bélgica. Temperatura agradável nesse inverno (jan./2012).

Primeiros fatos/coisas que me impressionaram:

- Ruas muito limpas;
- Pessoas educadíssimas e super solícitas;
- Facílimo de se perder nas milhões de ruelas (no centro histórico);
- TODO mundo fala inglês, é só já chegar falando inglês que a pessoa responde numa boa;
- Roupas com preços interessantes;
- Supermercado com preços de impressionar, não é a toa que o povo come super bem...;
- Você se depara com castelos no meio da rua:



Chegamos numa quinta-feira de madrugada gelada aqui... sem conhecer nada e depois de 24 horas em trânsito... (de Cachoeira de Minas até Ghent), não preciso dizer que chegamos podres. Pegamos um táxi e fomos ao business flat que ficaríamos provisioriamente. Chegamos numa ruela escuríssima e totalmente deserta e paramos em frente a uma porta de madeira de uns 6 metros de altura... era ali... entramos e graças a Deus as chaves estavam onde combinado com a secretária do local. Daí pra frente foi fácil... o nosso quarto era o último do último andar e não tinha elevador! Só uma escada de meio metro de largura pra gente subir com as malas enormes pesando 300 quilos cada!

Uma lição que aprendemos no primeiro final de semana: SUPERMERCADO NÃO ABRE AOS DOMINGOS!!! Ou seja, faça suas compras aos sábados! Sobrevivemos a base de Mac Donalds...