Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alugando uma casa na Bélgica

Como disse no post anterior, ficamos num business flat provisioriamente e minha tarefa era achar uma casa/apartamento para alugar em um mês. UM MÊS! Estávamos em pânico pois no Brasil esse prazo é humanamente impossível devido a toda burocracia e claro, pensávamos que não conseguiríamos... pois bem...
A busca começou pela internet, tudo em holandês - o que ajudava muito -, olhávamos mil apartamentos por dia e mandávamos e-mail solicitando uma visita e quase nenhum retornava e alguns dos que retornavam diziam que o imóvel já tinha sido alugado... a partir daí passamos a agir mais ativamente indo até as imobiliárias. Por fim, conseguimos marcar algumas visitas. A ideia inicial era pegar um ap mobiliado para não ter que gastar com mobília, mas eram poucas as opções e os aps não agradaram tanto.
Depois de algumas poucas visitas, cheguei ao apartamento que hoje moramos. Cheguei na imobiliária e disse que gostaria de visitar o apartamento tal e ela me deu a chave e ficou com o meu passaporte... simples assim. Gostei muito do apartamento: 2 quartos, uma sacada, uma sala gigante, banheiro recém reformado, piso novo, cozinha com armários embutidos, geladeira e fogão. Era ótimo pra nós! Já economizaríamos na compra do fogão e geladeira.


Voltei a imobiliária e perguntei o que era necessário para alugar e veio a surpresa: "Preencha esse formulário e traga com a cópia do seu passaporte e do seu marido e a cópia do contrato de trabalho dele". Preenchemos o formulário (que posso definí-lo como ridículo... não pedia nada de informação), tiramos as cópias e levamos. O atendente da imobiliária pegou os documentos e disse que ia ligar para o dono para ver se ele aprovava. Pronto! Ficamos apreensivos... mas graças a Deus o cara ligou poucos minutos depois dizendo que o dono havia aprovado e que poderíamos ir no dia seguinte assinar o contrato... (Poker face)...
No dia de assinar o contrato o atendente sentou conosco e explicou todo o contrato (porque tudo aqui é em holandês) e perguntou se concordávamos. Após isso, para realmente finalizar foi preciso seguir os passos seguintes (os quais estão numa folha impressa que ele nos dá):
- Pagar uma taxa de 60 euros para a imobiliária;
- Programar o pagamento automático do aluguel (débito em conta);
- Realizar o pagamento do seguro (2x o valor do aluguel) mais o primeiro aluguel (transferência bancária);
- Fazer um seguro incêndio (também no banco);
Após cumprido todos os itens da lista, retornei a imobiliária e recebi as chaves.

Mas... sempre tem um mas... rsrs. Mesmo pegando as chaves ainda seria feita uma vistoria no ap. O preço é bem salgado (o nosso ficou em torno de 230 euros). O bom é que nós pagamos metade e o dono do ap a outra metade. Só que é a senhora vistoria. O cara tira foto de tudo e mais um pouco, analisa tudo nos mínimos detalhes e faz um relatório enorme.

Após isso, o apartamento era realmente nosso! Conseguimos nos mudar no prazo graças a não burocracia para se alugar um AP/casa na Bélgica.

PS1: A única coisa que pesa é o bolso, pois você desembolsa o valor de 3 vezes o aluguel no primeiro mês para alugar.
PS2: O valor do seguro de 2x o aluguel será devolvido quando sairmos do AP.
PS3: Alugamos um AP infinitamente maior, arejado e bonito do que morávamos em SP pagando praticamente o mesmo valor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário