Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Minha humilde visão sobre o Gent Festival

Olá pessoal! Estou em débito com vocês... sorry! Semana passada fui espairecer em Amsterdam e a correria foi tanta que não consegui nem escrever e tão menos programar a postagem. Mas... vou tentar escrever dois posts essa semana ainda (vejam bem, não é uma promessa, eu disse que vou tentar, rsrs).

Resolvi falar um pouco mais sobre o Gentse Feesten (Gent Festival), que é um festival de tudo que você possa imaginar que a cidade promove há 169 anos e que tem duração de 10 dias. Pode ser considerado o carnaval Belga, mas com classe...

Esse ano foi do dia 14 ao dia 23 de julho, eles realmente transformam o centro da cidade, pra vocês terem uma noção da dimensão do "trem"* eles cobrem quase o rio todo pra montar palco, pista de dança e bares... a foto abaixo dá pra ter uma pequena noção porque pessoalmente é mais legal!

Há palcos em todos os locais, cada um com um tipo de música, impossível não achar um que te agrade. O mais famoso é o tal do Pole Pole, que juro que não sei se é uma banda... confiram o naipe do local:


No primeiro dia eles fazem um desfile com tudo que você possa imaginar, não dá pra definir... o que deu pra perceber é que alguns dos "grupos" (creio que o termo esteja incorreto, mas...) distribuem panfletos sobre atividades que acontecerão durante todo o festival, e alguns grupos estão ali porque são felizes mesmo, rsrs. Selecionei algumas fotos do desfile, não muitas porque a pilha arriou* e eu não tinha levado uma reserva (esperta...):

Símbolo da festa.


Porta bandeiras :)

Cobrinha!


O povo daqui é feliz!


Um carro aí.

As árvores somos nozes!

Sim, pole dance! Eu também não entendi.

Era bem mais estranho pessoalmente.

Kaa Gent!!!

Mereceu duas fotos!

Pão de muitos metros!

Ensaiadinhas, incomum aqui...

Lula nos perseguindo...

Alguém mais viu a bandeira do Brasil ali?

Sim pessoal, o desfile é um show de coisas estranhas mas se torna super interessante justamente por isso. O mais impressionante de tudo é que todos que estão desfilando realmente incorporam o personagem... uma arara quase me deixou surda!

Com o festival oficialmente iniciado o trem só para dali nove dias... Muitas barracas com comidas excelentes, cerveja pra todo lado (óbvio, estamos na Bélgica!), e drinks também que são maravilhosos!!! São super saborosos e você não sente o sabor forte do álcool.

Durante o dia não tem música nos palcos, mas as barracas de comida ficam abertas (a grande maioria porque o povo precisa descansar também, né?), temos teatros, oficinas de N coisas, esportes, parque e tudo mais que você imaginar!

Parque.

Malabarismo...?

Oficina de circo.

Bonequinhos!


Uma informação importante que já estava escapando da minha memória de Dory é sobre os banheiros... para os homens isso nunca é um problema muito grande, já para as mulheres... Eles também se preocupam com isso e instalam muitos "pipizódromos" masculinos por todo canto e tem as cabines para mulheres. Óbvio que você vai pegar fila em qualquer um deles porque por mais que instalem inúmeros a quantidade de pessoas na rua é algo que até a 25 de Março em época de natal deve ficar com inveja...
Uma informação bem importante para os homens e também algumas mulheres (vai saber!) é que se você fizer o seu precioso xixi na rua e der a sorte de ter algum policial por perto você, com toda certeza do mundo, vai ter que pagar uma multa de 60 euros no ato! Outra informação não menos importante é que tem câmera por todo lado e também policiais.

Uma informação bem valiosa também é que a festa dura 10 dias e nós chegamos a conclusão que ela dura todos esses dias para você poder conseguir desfrutar com gosto no máximo uns 4 dias, isso porque o clima daqui é a coisa mais estranha que já vi em minha vida! O festival é no meio do verão e teve um dia que saí com casaco! Estava bem frio e além de frio chove bastante. Para os foliões de plantão, nada que uma capa de chuva não resolva. Para eu que passei da idade, aproveito os dias com clima bom ;)

Ah sim, se engana quem acha que a festa é para jovens, a festa é para todo mundo! Você encontra todas as idades. Tinha uma "véia" que pulava mais que eu num show lá...

Em relação aos shows, as bandas são absurdamente boas (pelo menos as que pude presenciar, mas creio que sigam um padrão de qualidade).

Todo ano tem o site da festa onde você pode conferir a programação (Gentse Feesten), basta ter a paciência de Jó... porque tem coisa que não acaba mais.

É isso aí pessoal. A Bélgica existe e sabe fazer uma boa festa!!!

Espero que tenham gostado. Dúvidas??? Curiosidades? Pergunte!


*trem = palavra usada por mineiros para definir qualquer coisa, menos trem (aquele que anda no trilho, sabe? Aquele é chamado de negócio ou coisa).
*arriou = acabou

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Opções de Lazer

Falar sobre lazer é complicado e acredito que até seja relativo. Digo isso porque temos tanto pessoas que preferem ir a biblioteca ler um livro e outras que preferem descer uma corredeira de rio com um caiaque... e  a sensação que ambas tem fazendo tais atividades tão diferentes é parecida e porque não, a mesma! Ou seja, gosto e tão menos desgosto devem ser discutidos porque tudo depende do ponto de vista e personalidade de cada um.

Agora que já filosofei, vamos ao que realmente me propus a escrever: Lazer.

Pra quem gosta de ler, temos N bibliotecas espalhadas pela cidade. Você pode ler na própria biblioteca ou mesmo emprestar e levar para casa. Ou, melhor ainda, ir para um parque e ler a sombra de uma árvore (embora a maioria daqui prefira ler ao sol). A foto abaixo é da biblioteca principal da cidade, fica no centrão:

















Caiaque é algo que o povo realmente gosta aqui. Como a cidade tem muitos canais acho que isso colabora em muito para a propagação de tal esporte. Não é todo mundo que anima pegar um carro, colocar o caiaque dentro, andar alguns quilômetros pra chegar a um rio e aí sim poder usar o seu caiaque. Algo muito interessante aqui é que existe o clube de esportes aquáticos que fica na beira de um dos canais e que você pode deixar seu caiaque guardado nele:


Clube Esportes Aquáticos














Eu não sou fã de caiaque, mas com essa vista... acho que um dia eu animo!

Pra quem gosta de andar de bicicleta, aqui realmente é o paraíso. Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por uma "magrela" e nada me deixa mais feliz do que poder andar de bicicleta pela cidade sem me preocupar se um carro vai passar por cima de mim. Sim minha gente, isso é possível aqui!

Há ciclovias pela cidade inteira, nas rodovias e também paralela as rodovias. Como aqui não dá pra colocar muitas fotos, você pode conferir fotos de um passeio que fizemos até a Holanda de bike clicando aqui: Ciclovia pra Holanda

As ruas/ciclovias são muito bem sinalizadas, ajudando a prevenir acidentes:
















Museus... bom, estamos na Europa e aqui tem museu pra todo lado. Eu não sei quantos museus ao todo temos na cidade, mas posso afirmar que são muitos. Listei abaixo os principais:

Museu Belas Artes

SMAK - Museu de Arte Contemporânea

Museu Design

STAM



Castelo Gravensteen
E ainda tem mais: Casa da família Alijn, Museu de Arquiologia e Indústria TêxtilMuseu do Folclore... e por aí vai.

Vamos para os Festivais... ahhhhh os festivais (suspiro). Tem festival pra todo gosto também. Agora que estamos no verão tem muito, mas muito festival de música. E no próximo sábado (14/07/2012) começa o 169˚ Gentse Feesten!! A definição do meu marido para este festival é: Carnaval, só que com bom gosto! São 10 dias de festa e tem todo tipo de atração e comida e lota mais que a 25 de Março em época de Natal...




Esse vídeo é de um dos shows de um dos dias. Dá pra imaginar como estou ansiosa, né?


Um dos festivais que já tive o prazer de participar aqui foi o Licht Festival Gent. Ele acontece normalmente no final de janeiro. É super complicado tentar descrevê-lo pois é um festival de luzes... você tem que ver para crer... rsrs. Não necessariamente... as fotos ficam lindas e coisa e tal, mas nada como ver pessoalmente. É maravilhoso!!! Pra quem estiver pela europa em janeiro, vale a pena dar uma passadinha por aqui pra conferir de perto:


Abaixo coloquei o vídeo da atração principal. Não está muito bom porque foi com câmera amadora:


Também temos os parques. São muitos distribuídos por toda a cidade. São muito bem cuidados e seguros. Quando o tempo está bom é super comum as famílias se reunirem para fazerem churrascos ao ar livre. Levam sua bolsa térmica com seus quitutes e passam o dia todo por lá.

Blaarmeersen  é o maior e mais completo em opções de lazer. Tem até uma praia artificial. O lago é usado também para mergulho... nice! Tem quadras para vários tipos de esporte. Para usar as áreas comuns do parque é gratuito, somente para uso das quadras fechadas que você pagará.

Praia Blaarmeersen
Outro parque que é muito bonito também e que vale a pena dar uma conferida nas fotos é o CitadelPark

E vamos para a última opção relatada neste humilde blog:

Deixei a próxima opção de lazer por último justamente para instigá-los a pensar: Mas e futebol? Não tem?. Tem sim gente. Mas é aquela coisa... Bélgica não participou nem da Eurocopa desse ano, daí já dá pra perceber que o povo aqui não é muito bom em futebol...

Existe um time aqui bem grande e tradicional: o Kaa Gent. Tem até dois jogadores brasileiros no time! Eu pretendo começar a acompanhar os jogos, mas por enquanto ainda estou estruturando minha vida aqui.

Kaa Gent vencedor da Copa da Bélgica
Logo




















Bom gente, é isso. Com certeza existem N outras opções de lazer que não coloquei aqui. Se tiverem curiosidade para saber se algo existe ou não aqui fiquem a vontade para perguntar!

Até o próximo post! Espero que tenham gostado ;)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

UGent - Universidade de Gent

Conforme prometido vou falar um pouco da Universidade aqui da cidade - UGent: University of Ghent - . Ela tem vários cursos, é pública e super conceituada e, antes do Jr. se candidatar a uma vaga de emprego nela nós não sabíamos de sua existência, o que é super plausível se considerar que a Bélgica não está no top 10 de pesquisas do google de "lugar para morar ou estudar".



Talvez eu tenha me apaixonado tanto por essa cidade porque no quesito cidade universitária ela é muiiiiito parecida com Itajubá - MG (minha cidade natal pra quem não sabe). A diferença é que ela é um pouquinho maior: conta com um quadro de funcionários de 7.100 (isso mesmo, sete mil e cem) e 38.000 estudantes...

A UGent está em todos os cantos da cidade, literalmente falando. Ela tem um campi em cada quarteirão praticamente. São 11 cursos/campi no total:
  • Arte e Filosofia
  • Direito
  • Ciências (Tem uma penca de coisa nisso)
  • Medicina
  • Engenharia e Arquitetura
  • Economia e Administração
  • Veterinária
  • Psicologia e Pedagogia
  • Bio-engenharia
  • Farmácia
  • Ciência Política e Social
Aqui eu estou colocando tudo de maneira sintetizada somente para que tenham um breve conhecimento. Para maiores informações sobre cada curso ou mesmo sobre a faculdade o site está disponível em holandês e inglês:  www.ugent.be

Se você se interessar pela graduação ou mestrado é bom que se interesse também em estudar holandês, porque os cursos são ministrados nesta língua. Existe um curso preparatório de 9 meses para quem resolver ingressar nesta faculdade. E, acredite, em 9 meses você estará fluente nessa língua digamos que "peculiar".

OBS: Alguns programas de mestrado são ministrados em inglês.

O custo de vida aqui é relativamente baixo. Claro que, quando temos que cambiar de real para euro não se torna tão baixo. Mas, dependendo da mensalidade do seu curso no Brasil, aqui você consegue sobreviver com o mesmo valor convertido... e sobreviver de uma maneira bem agradável diga-se de passagem.

Como em qualquer cidade universitária existem repúblicas e também quartos mobiliados em casas/pensões. Tem pra todo bolso e gosto.

Tem também o refeitório da faculdade. Duas palavras definem: bom e barato. Comida de excelente qualidade a preços super agradáveis.

A biblioteca da faculdade é algo linnnnnndo de morrer. Eles ainda usam a biblioteca aqui como fonte de informação. Algo que deveria ser resgatado em todos os lugares. Porque a internet é super legal pra fazer pesquisa mas nada se compara a um livro, onde a fonte não é nada duvidosa.


Biblioteca de Direito 
Prédio da biblioteca

A faculdade conta também com Doutorado e Pós-doutorado. Esses sim são ministrados em inglês e tem gente de tudo quanto é lugar aqui. Os mais numerosos são chineses e indianos, pq será? rsrs. 
Quebra de paradigma pra mim: conheci uma Iraniana que faz doutorado aqui. Sim gente, Iraniana que é do Irã e é mulher... fazendo doutorado... Nice! Really nice!

Doutorado e mestrado (este não todos) como em qualquer lugar tem bolsa. O valor da bolsa dá pra sobreviver maravilhosamente bem aqui e sobra para viajar, sair e mais o que sua imaginação permitir.

A faculdade também possui laboratórios espetaculares... coisas realmente de outro mundo. Abaixo foto de uma sala limpa:




A faculdade tem um departamento de relações internacionais que auxilia os alunos em todo o processo de admissão, visto e tudo mais que possa imaginar. E, no site da faculdade (link aqui novamente: www.ugent.be) você encontra todas as informações necessárias. 
O site é muito completo e muito organizado, vale a pena dar uma "sapiada" por lá.

A média de duração dos cursos de graduação são de 3 anos... um pouco diferente do que estamos acostumados. O bom disso é que dá pra você "perder" 9 meses no curso de holandês tranquilamente caso resolva ingressar aqui.

Por hoje é só pessoal!

Dúvidas??? Não se acanhem! Respondo todas!