Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

UGent - Universidade de Gent

Conforme prometido vou falar um pouco da Universidade aqui da cidade - UGent: University of Ghent - . Ela tem vários cursos, é pública e super conceituada e, antes do Jr. se candidatar a uma vaga de emprego nela nós não sabíamos de sua existência, o que é super plausível se considerar que a Bélgica não está no top 10 de pesquisas do google de "lugar para morar ou estudar".



Talvez eu tenha me apaixonado tanto por essa cidade porque no quesito cidade universitária ela é muiiiiito parecida com Itajubá - MG (minha cidade natal pra quem não sabe). A diferença é que ela é um pouquinho maior: conta com um quadro de funcionários de 7.100 (isso mesmo, sete mil e cem) e 38.000 estudantes...

A UGent está em todos os cantos da cidade, literalmente falando. Ela tem um campi em cada quarteirão praticamente. São 11 cursos/campi no total:
  • Arte e Filosofia
  • Direito
  • Ciências (Tem uma penca de coisa nisso)
  • Medicina
  • Engenharia e Arquitetura
  • Economia e Administração
  • Veterinária
  • Psicologia e Pedagogia
  • Bio-engenharia
  • Farmácia
  • Ciência Política e Social
Aqui eu estou colocando tudo de maneira sintetizada somente para que tenham um breve conhecimento. Para maiores informações sobre cada curso ou mesmo sobre a faculdade o site está disponível em holandês e inglês:  www.ugent.be

Se você se interessar pela graduação ou mestrado é bom que se interesse também em estudar holandês, porque os cursos são ministrados nesta língua. Existe um curso preparatório de 9 meses para quem resolver ingressar nesta faculdade. E, acredite, em 9 meses você estará fluente nessa língua digamos que "peculiar".

OBS: Alguns programas de mestrado são ministrados em inglês.

O custo de vida aqui é relativamente baixo. Claro que, quando temos que cambiar de real para euro não se torna tão baixo. Mas, dependendo da mensalidade do seu curso no Brasil, aqui você consegue sobreviver com o mesmo valor convertido... e sobreviver de uma maneira bem agradável diga-se de passagem.

Como em qualquer cidade universitária existem repúblicas e também quartos mobiliados em casas/pensões. Tem pra todo bolso e gosto.

Tem também o refeitório da faculdade. Duas palavras definem: bom e barato. Comida de excelente qualidade a preços super agradáveis.

A biblioteca da faculdade é algo linnnnnndo de morrer. Eles ainda usam a biblioteca aqui como fonte de informação. Algo que deveria ser resgatado em todos os lugares. Porque a internet é super legal pra fazer pesquisa mas nada se compara a um livro, onde a fonte não é nada duvidosa.


Biblioteca de Direito 
Prédio da biblioteca

A faculdade conta também com Doutorado e Pós-doutorado. Esses sim são ministrados em inglês e tem gente de tudo quanto é lugar aqui. Os mais numerosos são chineses e indianos, pq será? rsrs. 
Quebra de paradigma pra mim: conheci uma Iraniana que faz doutorado aqui. Sim gente, Iraniana que é do Irã e é mulher... fazendo doutorado... Nice! Really nice!

Doutorado e mestrado (este não todos) como em qualquer lugar tem bolsa. O valor da bolsa dá pra sobreviver maravilhosamente bem aqui e sobra para viajar, sair e mais o que sua imaginação permitir.

A faculdade também possui laboratórios espetaculares... coisas realmente de outro mundo. Abaixo foto de uma sala limpa:




A faculdade tem um departamento de relações internacionais que auxilia os alunos em todo o processo de admissão, visto e tudo mais que possa imaginar. E, no site da faculdade (link aqui novamente: www.ugent.be) você encontra todas as informações necessárias. 
O site é muito completo e muito organizado, vale a pena dar uma "sapiada" por lá.

A média de duração dos cursos de graduação são de 3 anos... um pouco diferente do que estamos acostumados. O bom disso é que dá pra você "perder" 9 meses no curso de holandês tranquilamente caso resolva ingressar aqui.

Por hoje é só pessoal!

Dúvidas??? Não se acanhem! Respondo todas!




  


19 comentários:

  1. Nossa... q legal,viu!
    Me dá vontade de sair correndo e estudar ae só por conta dessa biblioteca. hehehe Linda de morrer!
    Quem sabe um dia, ne?!?!
    Adorei!

    Beijux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ju! Tem as bibliotecas públicas também que são espetaculares. Uma infra-estrutura de dar inveja. São N andares também divididos por temas, mesas para estudo, poltronas para leitura, computadores com internet e o principal: silenciosa!!! Rsrs. Bom demais! Qualquer post falo delas!!! Bjoooo.

      Excluir
  2. Olá, pretendo me estudar mais o ingles e curti muito a região principlamente a cidade. Como faço pra mesclar as tres coisas, morar, estudar e trabalhar.

    Fabiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano, desculpe a demora em responder mas estou terminando um módulo de holandês e estava na total correria.
      Creio que seja possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo aqui, muitos jovens fazem isso, mas vai depender do que você vai estudar. Tem muitos cursos que são intensivos e só tem opção durante o dia e tem cursos intensivos a noite também. Acabei de publicar um post falando sobre trabalho aqui na Bélgica. Dá uma lida e qualquer coisa me diz com mais precisão o que vc pretende estudar/horas e tudo mais que eu tento pesquisar mais a respeito. Abraço!
      http://gislenepassos.blogspot.be/2013/04/trabalhando-em-gent.html

      Excluir
  3. Oi Gislene!

    Adorei seu blog.
    Estou pensando em fazer mestrado em Direito aí. Vc poderia me dizer se existe algum mestrado ministrado em inglês? E se existe algum que eu possa fazer as aulas ter as aulas umas fez ao ano e voltar ao Brasil?
    Obrigada pela ajuda!

    Dayana

    ResponderExcluir
  4. Olá Dayana,
    Desculpe a demora em responder mas pra variar ando na correria. Que bom que gostou do blog!
    Eu não tenho muita informação sobre o mestrado, terei que me informar melhor para poder te falar. Quanto a voltar ao Brasil uma vez por ano é tranquilo porque o mestrado é mais regrado em relação a férias do que o doutorado (embora no doutorado vc também tenha férias). Eu vou me informar melhor e te envio uma mensagem ou faço um post, vai depender do tempo mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gislene
      Obrigada por estar aqui
      Gostaria de saber se posso simplesmente fazer um curso de neerlandês em Gent?
      Tenho 58 anos quero muito aprender e viver ai um tempo.
      Desde ja obrigada bjus

      Excluir
    2. Olá Debora,
      Existem várias opções para aprender holandês em Gent. Você pode procurar a escola Het Perspectief, endereço Henleykaai 83, 9000 Gent, België. O curso é baratinho e você tem oportunidade de conhecer pessoas de várias nacionalidades.
      Você vai amar Gent, é uma cidade maravilhosa!
      Beijo e sucesso!

      Excluir
  5. Olá Gislene,queria saber(se vc puder me informar claro)se a graducão em engenharia é ministrada em inglês e se os preços das taxas da universidade são anuais ou semestrais e se em geral são razoáveis?
    Desde já agradeço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Os cursos de graduação são todos ministrados em holandês. Existe um curso preparatório de 6 meses de holandês intensivo na faculdade para quem vai ingressar em algum curso. Sobre o preço eu não tenho uma idéia precisa pois tem N fatores envolvidos e você pode ter descontos por N motivos, mas sei que não passa dos 600 euros anuais. Quanto a prova de admissão eu não sei se ainda é aplicável, eu sei que há alguns anos tinha sim, pelo menos para engenharia, medicina e odontologia. Não é igual ao vestibular no Brasil onde vc precisa saber tudo sobre todas as matérias, até onde sei eles cobram matérias que serão importantes para engenharia ou os outros cursos, ou seja, você não precisaria se preocupar com biologia por exemplo...
      No site da universidade você encontra se não todas as informações, praticamente todas. As que você não encontrar é só enviar um e-mail para o departamento responsável, o pessoal costuma ser bem atencioso. Só olhar aqui: http://www.ugent.be/ea/en/education/IRO
      Boa sorte nas buscas!!!

      Excluir
  6. Olá,eu de novo,queria saber se na univerdade de Gent se aplica a prova de admissão em engenharia ou não é necessário?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  7. Quais das 3 cidades vc escolheria com base nas informações que vc tem hje,Ghent,Antuerpia ou Bruxelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, essa é uma pergunta muito pessoal. Por exemplo, eu não sou de balada, gosto de uma vida mais tranquila e sem muito barulho por perto, ou seja, Gent é perfeita pra mim. Mas em Gent você encontra lugares super animados pra morar tb devido a quantidade de estudantes, eu moro longe deles, rsrs. Antuérpia é uma cidade um pouco maior e com o índice de violência um pouco maior também, você não pode andar tão tranquilamente a noite pelas ruas sem ficar olhando para os lados, mas se a pessoa gosta de uma cidade maior ela é uma ótima opção. Bruxelas pra mim está fora de questão, ela é idêntica a São Paulo, muita violência, muito trânsito, muito tudo, eu não gosto. Mas tenho amigos que vieram pra cá e amaram Bruxelas pois ela é grande, tem de tudo e é parecida com SP... como disse, vai muito do que você procura como cidade e do que você gosta ou não... Eu ainda fico com Gent!!! Espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Detestando Bruxelas. Tudo caroooooo!!! Mas adorando seu blog rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Olá, será que vc poderia me enviar dicas de repúblicas ou de aparts para viver por aproximadamente 1 mês? sou médica e tenho interesse em passar um período curto no serviço de nefrologia e medicina intensiva da universidade... e gostaria de saber e vc teria essas dicas para me dar. grata! deborams22@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Gislene. Comecei ontem a ler seu blog e to adorando. Eu e minha esposa colocamos na cabeca ir pra ghent fazer esse curso de nove meses de holandês. É nossa melhor forma de ir pra europa, nosso sonho. E no decorrer, queremos arrumar um visto de trampo ou pelo menos um trampo pra nos sustentar pra tbm fazer faculdade em Holandes. Enfim, você disse que fácil fácil esse curso te deixa fluente. Claro que tem a parte do esforço do aluno mas, realmente o curso é tao bom assim pra te deixar "bem na fita" pra se virar e cvsar n somente em inglês mas em holandês?

    E quanto a brasileiro conseguir emprego ai vc tem alguma experiencia pra contar? Pq, juntar grana o ano todo pra ir pra europa estudar uma língua falada apenas nos paises baixos e depois não conseguir ficar no lugar é fora de cogitação ne. rsrs.

    Alem disso, tenho uns amigos brasileiros ai que dizem que todo mundo basicamente fala inglês. É isso mesmo? Muitas empresas tbm, dizem ele, falam no minimo inglês tbm, isso ta certo?

    Enfim falei mto. Se tiver um email q possa mandar duvidas eu agradecer ia tbm kkk

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de saber sobre o curso de medicina na Bélgica. A duração tb é de 3 anos? E como funciona a volta para o Brasil? Poderá exercer a profissão?

    Agradeço muito se me responder.
    Atenciosamente, Jessyca.

    ResponderExcluir
  12. Oiiiii, eu tenho 19 anos e vim morar em Gent, estou com minha mae e padrasto que é belga... e o seu blog tras informações otimas pAra mim!! que estava dificil de encontrar. Enfim, OBRIGADA!

    ResponderExcluir