Tá aí um tema que deixa qualquer brasileiro revoltado, inclusive essa que vos escreve. Afinal, obra pública no Brasil é para: desviarem dindin*, fazer propaganda em campanha política, fingir que fazem algo e por aí vai. E outra coisa, não espere por qualidade porque não vai ter...
Agora vamos falar do pude observar em obra pública aqui na Bélgica. Com certeza, é algo que me intriga de uma forma que só vendo para compreender.
Um belo dia, indo pra aula, passei numa calçada lá pelas 8:30 da manhã e os trabalhadoras já tinham rancado a calçada toda. Digo rancar porque são uns bloquetes quadrados. Olhamos aquela buraqueira (estava com meu marido), não dissemos nada um ao outro mas pensamos, "esse trem vai demorar pra ficar pronto".
Após o expediente meu marido passou pelo mesmo local e pasmem: estava pronto! Talvez tenha demorado, não sabemos qual era a meta deles, vai saber se tinha que ficar pronto em 6 horas... fato é que ficamos completamente chocados com aquilo.
A partir daí, óbvio, começamos a observar tudo quanto é obra. Mas outro fato que intriga mais ainda é que eles trocam tudo e fica como se não tivesse acontecido nada ali, não ficam marcas, sujeira, cavaletes e placas abandonadas, nada! Eles inclusive varrem o local quando terminam. É uma afronta aos padrões de obra que eu tenho!!!
Essa calçada estava inteira ontem, hoje desse jeito aí e amanhã já não existirá vestígio de que algo aconteceu. |
Pelo que pude perceber não é só obra pública que é organizado. Sempre que tem uma casa/prédio em reforma eles colocam placas em frente a casa indicando o período em que está permitido parar caminhão ali e também o horário, realmente impressionante. E nada de monte de areia e pedra em frente a casa não, tem que ficar tudo muito bem guardado dentro do local da obra.
Neste caso em específico o trabalho era só de um dia. Em outro caso seria: Van: 12/09 Tot: 30/09 8h00 - 17h00 |
Eu disse que passava pelo meio da obra. |
Dá pra perceber que é gordinha? |
Ah, estava quase esquecendo. Ainda falando de obras privadas (pública também), você tem que ter todo o cuidado de não estragar a calçada ou bloquear a passagem de pedestres e ciclistas. Você terá que deixar a passagem livre e desimpedida. O trem é tão sério, mas tão sério, que tinha uma obra aqui perto que os caras forraram o chão, leiam bem, FORRARAM o chão com um tapete vermelho para poderem colocar os andaimes em cima e não danificar a calçada... Infelizmente quando saí hoje para tirar a foto para postar, eles haviam terminado o serviço, retirado o andaime, o tapete e estavam lavando a calçada...
Bloquinhos de madeira protegendo a calçada. |
Aquele caminhão ali é uma oficina do pessoal da obra. Tem tudo ali dentro. |
Obra pública gigantesca (hospital, museu, escola, etc.) eu não vi nenhuma e não sei como funciona. Aparentemente não tem enrolação. Digo isso porque se nas obras pequenas tudo funciona perfeitamente creio que nas grandes também.
A maioria das calçadas aqui é muito bem cuidada, claro que você cruza com uma ou outra com buraco, mas é exceção. Pelo que percebemos há uma manutenção constante delas também.
Por hoje é isso pessoal. Quando eu tiver informações sobre grandes obras e seu custo eu posto aqui.
*dindin = dinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário