Pesquisar este blog

domingo, 24 de março de 2013

O Clima - O estraga prazeres...

Só tenho falado de coisas boas aqui da Bélgica e me esqueci de um detalhe - que não é tão detalhe -  e que é bem desagradável, principalmente se você saiu de um país com clima tropical. E sim, se você pensou em clima, acertou. Vou falar do nosso amado clima aqui em Gent.

Quase minha vida toda morei em Itajubá no Sul de Minas no meio das montanhas. Lugar bom demais da conta e com um clima um pouco ameno mas que variava bastante. Pelo menos eu pensava que sim. Eu dizia que em Itajubá podíamos presenciar/sentir as 4 estações do ano em um único dia. Uau! Isso era algo extraordinário pra mim. E mal sabia eu que mais tarde (hoje) eu acharia aquilo tudo espetacular e maravilhoso e até normal.

Só pra terem noção, a foto abaixo foi tirada agora de manhã (24/03), ou seja, três dias após o início da primavera... pfffff!


Sim, isso é neve. Também não entendo e nem tento mais pra falar a verdade.

Aqui chove demais. Demais do verbo todo dia o dia todo praticamente. Tudo bem, todo dia chega a ser um pouco de exagero, admito. Mas temos longuíssimos períodos de chuva e eles são pra lá de estranhos. Explicando: Você começa a se arrumar pra sair, olha pela janela e o céu está lindo e azul, beleza. Vai ao banheiro escovar os dentes ou qualquer outra coisa, quando volta e olha pela janela: chuva. O sol se foi e a chuva cai. Isso em prazo de menos de 5 minutos.

Você troca a roupa para uma a prova de chuva e sai. Dali 2 minutos o sol sai de novo. Dali 1 minuto começa um vento do cão. Dali mais 3 minutos esfria pra caramba e se você acha que já conhece o clima e saiu com pouca roupa se lasca bonito. Mas calma, daqui alguns minutos pode começar a chover e esfriar mais ainda. E pode também começar a ventar, chover e estar muito frio. Bem vindo a Gent!

Segundo o povo daqui o inverno deste ano está mais longo que o normal e esta neve que cai fora de época também não é normal, ok. Até acreditaria, mas ano passado também disseram que o frio estava atípico... Contudo, ano passado a última neve foi em meados de fevereiro. Depois disso ainda ficou um pouco frio mas a temperatura foi para a casa dos 12˚C o que é super agradável aqui. Esse ano confesso que tá dose de aguentar.

Estamos num frio chato desde outubro do ano passado. Dia 30 de setembro a temperatura estava super agradável. Dia primeiro de outubro o tempo mudou absurdamente, esfriou e estamos congelando desde então.

Outra coisa que as vezes é muito ruim aqui é a falta de dias ensolarados. Já ficamos quase 15 dias sem sol. É terrível!!! Faz muita falta um solzinho. Nunca fui fã de me esticar ao sol ou ficar nele mas agora, quando ele dá as caras, sento linda lá fora e faço minha fotossíntese feliz da vida.
Ah, algo importantíssimo de se saber é que aqui é a cidade do vento. Venta dum jeito que dá desespero. Se você está a pé fica difícil andar, se está de bicicleta, é bom que esteja segurando firme e não seja muito magro porque senão você cai bonito. E não, não estou exagerando. O vento aqui é coisa de outro mundo. Saia sempre com seu cachecol, ele é fundamental.

Vanta muito. Mas não no verão. Óbvio! No verão ano passado tivemos dias de calor insuportável, casa dos 34˚C. Um sol do cão, nenhuma nuvem e nenhum vento. Nada de vento no verão, ele é todo reservado para o inverno. Se você der sorte de este dia com 34˚C for um domingo, pegue uma bolsa térmica com uma champanhe, um lanche e vá para o Blaarmeersen e curta a praia artificial. Provavelmente toda cidade estará lá, mas é um local agradável onde você encontrará um espaço na sombra e poderá se refrescar na água gelada da praia artificial. Que fique claro que a água estava gelada para nós, para os Belgas a água estava quentíssima...
Blaarmeersen
No calendário aqui temos as 4 estações como no Brasil mas elas se perdem em meio ao longo inverno... as paisagens mudam bastante, principalmente no outono. Fica tudo lindo demais. A primavera ano passado também ficou linda, este ano, se ela tiver oportunidade de dar as caras, espero que nos agracie com muitas flores.

O que eu diria pra você fazer para sobreviver ao clima aqui é sempre (do verbo todo dia) olhar a previsão antes de sair de casa. Sempre se agasalhar muito bem. E sempre, quase sempre sair com seu casaco a prova de água (eles são a última moda aqui).

Ah, outra coisa. A cidade é outra quando o sol sai. Os mais de 200 mil habitantes aparecem. Vai todo mundo pra rua, senta numa mesa ao sol e toma sua cerveja.

2 comentários:

  1. Hahaha Ri muito desse post, principalmente no começo, pois é verdade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações. Vamos à Bélgica em maio e estaremos em Gent para uma corrida de rua no dia 17/5. Vou verificar a previsão do tempo com certeza!

    ResponderExcluir