Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O tal do LIXO deu trabalho!

No primeiro mês não nos preocupamos com o lixo e nem sabíamos que deveríamos preocupar. No dia da vistoria do apartamento que moramos o zelador foi enfático ao dizer: "restos SOMENTE no saco amarelo e tem também o saco azul para PMD (também pensamos: o que é isso???), papel e papelão são colocados diretamente num container apropriado. Ah, e tem também o container para vidro..." a nossa resposta veio da ponta da língua: Claro, claro!!! Mas não tínhamos a mínima ideia de nada!
Para achar o tal saco amarelo foi um parto de ouriço, o zelador disse que tinha em qualquer supermercado, mas a gente NUNCA achava. Sempre procurávamos junto com outros sacos e aí estava nosso erro! Ele fica separado num armário enorme... graças a Deus não era uma cobra...
Vale lembrar que estes sacos são bem mais caros que os convencionais. O supermercado não tem margem de lucro na venda dele. Toda a renda é para a empresa responsável pela coleta de lixo - IVAGO - que gerencia toda a coleta de lixo da cidade. Falando assim parece ser algo até chique "gerencia toda coleta". Pois é isso mesmo! Os caras fazem um trabalho de dar inveja a qualquer país desleixado em relação a isso.

Vamos conhecer os famosos sacos de lixo:

 O Saco amarelo é para restos, você tem duas opções de tamanho:
10 x 30l - 0,75 euro/saco
10 x 60l - 1,50 euro/saco


O saco azul (não consegui uma imagem melhor) é para PMD (Plástico, metal e caixas de leite, suco...), esse só existe em um tamanho:                 
60l -  0,12 euro/saco           

Tem também os containers que são utilizados nos edifícios:


Preto: para os sacos de restos
Cinza: para os sacos com PMD
Laranja: para vidros
Azul: para papel e papelão
Verde: vegetais, frutas e lixo jardim

Para o lixo do container verde existe um saco específico também, mas não é obrigatório. Quem desejar separar estes itens é só ligar para a Ivago e pedir o saco (que será pago na entrega). Este lixo é usado como exterco.

Para quem mora em casa existe um calendário disponível no site da Ivago onde você verifica os dias que em passarão recolhendo o lixo (tem horário pra colocar o lixo na rua também):

Entre no link: http://www.ivago.be/thuisafval/ophaling/ophaalkalender, digite rua, número e cep/cidade e voilà:


Você deve estar se perguntando o que é esse GROF com um telefone, pois bem, é quando você tem um móvel ou eletrônico que só dá pra ir pro lixo, ao invés de você colocar na beira da rua e torcer para um filho de Deus levar embora, aqui você liga para eles avisando o que deixará na rua, e eles mesmos recolherão.

Para coisas que você não quer mais, ou comprou algo novo e o velho ainda está em condições de uso existem os brechós da vida em que você pode vender seu produto. Eles pagam uma miséria (assim como no Brasil) mas vendem também por uma miséria (diferente do Brasil).

Vale lembrar que também são separados as pilhas, baterias e lâmpadas.

Os centros de reciclagem são impressionantemente modernos. Infelizmente não tenho o filme para postar aqui. Cheguei a assistí-lo nas aulas de inclusão social, mas eles são confidenciais e não estão disponíveis na internet.

Abaixo o esquema mais detalhado da coleta:


Realmente é um sistema invejável. A coleta seletiva é totalmente levada a sério aqui. Outro detalhe, os caminhões de lixo estão sempre em excelentes condições (novos mesmo), os coletores com roupa refletiva e o caminhão possui uma grande cabine para se protegerem no inverno.

É isso pessoal! Eu tentei simplificar ao máximo, existem vários detalhes sobre a coleta, mas com as informações acima já é possível ter uma noção de como realmente funciona.

Tot woensdag!

Nenhum comentário:

Postar um comentário