Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Programa de Inclusão Social - Inburgering

Eu havia pensado em falar sobre as escolas neste post, porém, acho muito válido falar antes do programa de inclusão social que existe aqui na Bélgica. O programa é tão importante que foi ele quem me incentivou a começar o blog. 
Uma coisa que descobri quando nos fixamos melhor aqui é que por mais que o país seja bilíngue (inglês e holandês na minha região), para que você consiga um trabalho é necessário falar as duas línguas para a maioria das profissões e óbvio, para administração é necessário...
Pois bem, minha tarefa era aprender holandês. Mas onde, quando, como, holandês???
A história é longa de como descobri o programa e não vou ocupar espaço aqui com ela. Vou direto ao que interessa como uma boa brasileira, rsrs.
Eis que um belo dia vou ao Kom-Pas, dia chuvoso, lugar estranho, difícil de achar (a numeração das casas aqui é algo estranho demais!). Chego a recepção e falei que queria aprender holandês. A moça me olhou, perguntou se eu tinha uma assistente e pela minha cara de chuchu ela deduziu que eu estava mais perdida que a política brasileira. Ela pediu que eu aguardasse um momento. Eis que chega uma outra mulher para conversar comigo. Tentamos o inglês... mas sabe como é né... meu inglês estava uma belezura. Foi então que ela me disse que entendia português e que eu poderia falar em português (que alívio).
Ela somente me informou que o curso de holandês tinha um custo de 60 euros e fez minha pré-inscrição. Foi então que ela perguntou porque eu tinha ido para a Bélgica, expliquei que tinha vindo com meu marido e ela então me disse que se eu levasse o contrato de trabalho do meu marido eu poderia fazer o curso gratuito, pagando somente o material didático (20 euros).

OBS: O PROGRAMA DE INCLUSÃO É SOMENTE PARA PESSOAS QUE ESTÃO LEGAIS NO PAÍS.

Voltei a tarde, pedi para chamarem a minha assistente, ela olhou o papel e disse que eu poderia fazer parte do programa de inclusão social. O que inclui esse tão famoso programa:
- Aulas de inclusão social: consiste em aprender tudo sobre a Bélgica (saúde, transporte, coleta de lixo, escolas, costumes, festas, visitar museus, comidas...)
- Aulas de holandês: curso gratuito pagando somente o material didático.
- Inclusão profissional: após alguns módulos de holandês concluídos eles nos ajudam a arrumar um emprego.
Após explicar todo o programa ela pergunta: Você quer participar?
Sério gente, será que passa na cabeça da pessoa outra resposta a não ser SIM?!
Depois entendi o porque da pergunta... você assina um contrato e deverá cumprí-lo a risca! Caso não cumpra você terá que pagar multa (que eu não tenho a mínima ideia de quanto mas dizem que é bem salgada).
Para mim não fazia diferença o contrato, eu queria participar!

São 18 aulas de inclusão social normalmente 1 vez por semana. Abaixo a foto da minha turma:


O curso de holandês é dividido em módulos. Cada módulo dura em média 3 meses. Aulas 3 vezes na semana, 3 horas por dia. E sim, é super puxado. Ainda mais para quem nunca teve contato com o holandês. O material didático é fantástico assim como o método de ensino. Em dois meses e duas semanas de aula o meu progresso é de impressionar. Consigo pegar o contexto dos textos, entender os rótulos do supermercado, entender uma ou outra coisa na rua. Pra quem partiu no zero isso é impressionante e gratificante demais!

OBS: O curso total de holandês são 8 módulos, pelo programa tenho direito a 6 gratuitos. E pelo andar da carruagem, creio que com 6 você já fala muito bem.

Em relação a procura por emprego ainda não posso falar amplamente pois ainda estou no começo do processo. Fato é que minha assistente já pediu meu diploma e também uma lista enorme de documentos para validá-lo aqui, ou seja, ela realmente está cuidando do meu caso.

Para detalhes sobre o Inburgering acesse: http://www.kompasgent.be/ - tem em inglês, holandês e francês.

Através deste programa descobri uma escola parceira - CVO - onde você pode fazer curso de outras línguas além do holandês, tais como: inglês, italiano, russo, francês e espanhol. Diferente do Brasil, aqui você paga o módulo e não por mês. Os preços vão de 80 ou 120 euros dependendo da quantidade de aulas por semana. O holandês é 60 euros sempre (2, 3 ou 4x por semana).

Outro ponto importante do programa é para fazer amigos. No meu caso que cheguei aqui sem trabalho e sem estudar até aquele momento eu não tinha contato com ninguém a não ser meu marido. Com o programa, além de fazer amigos eu tenho contato com as duas turmas (holandês e inburgering) e também mantenho meu tempo BEM ocupado.

É isso pessoal, se você está legal na Bélgica pode procurar pelo Kom-Pas e se inscrever no programa.

No próximo post falarei sobre o sistema educacional. É de dar inveja e vergonha do nosso...

5 comentários:

  1. OLá Gislene,

    Parabéns pelo blog. Esclareceu.me muitas dúvidas. Dia 18 estarei indo viver em Bruxelas onde já trabalha meu marido. Também sou brasileira, de Salvador, mas vivo em Portugal a alguns meses. Preocupa-me um pouco a questão da inclusão social, principalmente pq também tenho um filho de 2,5 anos. Olhei rapidamente o site do Inburgering, entretanto, pelo que vi no link que disponibilizou em outro post, abrange especificamente a cidade em que está a viver. Penso que esse programa deve abranger o país inteiro, mas, se por acaso tiver alguma outra informação que possa compartilhar comigo a respeito do Programa de Inclusão Social, ficarei imensamente agradecida, visto que vou viver em Bruxelas.
    Saudações,

    Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana,
    Eu dei uma pesquisada e existe a "Het Huis van het Nederlands" em Bruxelas, o site é este aqui: http://www.huisnederlandsbrussel.be/. Caso queira ficar mais tranquila em relação as informações já envie um e-mail para eles com algumas perguntas. No daqui eu sei que eles dão suporte pra você encontrar uma escola pro seu filho e coisa e tal, creio que lá deva ter o mesmo sistema. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. OLá Gislene,

    Pensava que a resposta iria para meu email também. Mas hoje passei pelo blog e agora que vi. Vou dar uma olhadela no site. LI alguns posts e fiquei com a sensação que estou em outro país rsrsrs. Estou na parte francesa e provisoriamente morando num local onde há muitos imigrantes árabes, marroquinos e afins. Todos os dias tenho um episódio de alguém querendo me lesar de alguma forma. Não vejo a hora de sair daqui desse local, pois tenho medo de sair de casa. Domingo fui a um mercado de rua e levaram-me 20 euros e mais o chapeuzinho do meu filho. O senhorio da casa tenta nos extorquir dinheiro e meu marido foi hoje a polícia. Enfim, acho que a parte holandesa deve ser melhor. De vez em quando vou tirando dúvidas contigo, ok?
    Um abraço e fique bem.

    ResponderExcluir
  4. ah, não posso deixar de agradecer. Obrigadíssima!!

    ResponderExcluir
  5. Dei uma olhada, mas pelo que vi refere-se apenas ao ensino do holandês e no meu caso preciso do francês . Já vi escolas particulares , mas queria nos moldes de inclusão pois pelo que vocês descreve é mais diversificado.

    ResponderExcluir