Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma visão geral sobre a educação

Antes de nos mudarmos para cá eu dei uma pesquisada no sistema educacional e tinha achado fantástico e agora podendo ver de perto e aprender um pouco mais pude confirmar minha primeira constatação.

A educação aqui é regulamentada e grande parte financiada pelas três comunidades: Flamenga, Francesa e a de língua Alemã. As três comunidades tem um sistema educacional unificado com pequenas diferenças de uma para outra.

Aqui na Bélgica a educação é obrigatória dos 6 aos 18 anos. Abaixo temos o gráfico que nos dá a visão geral do sistema de ensino:

Fonte: Wikipedia

General Secondary Education (Algemeen Secundair Onderwijs; ASO)
Technical Secondary Education (Technisch Secundair Onderwijs; TSO)
Vocational Secondary Education (Beroepssecundair Onderwijs; BSO)
Art Secondary Education (Kunstsecundair onderwijs; KSO)

Os diferentes estágios da educação são similares nas três comunidades:
  • Educação básica consiste em:
    • Pré-escola: menores de 6 anos
    • Escola Primária: 6 a 12 anos
  • Escola Secundária: 12 a 18 anos
  • Ensino Superior
    • Universidade
    • Politécnico/Universidade profissional

O objetivo da pré-escola é desenvolver, de uma forma lúdica, as habilidades cognitivas das crianças, sua capacidade de se expressar e se comunicar, sua criatividade e independência. Não há aulas formais ou avaliações, e tudo é feito de uma forma lúdica. Ela não é obrigatória mas tem aderência de 90% da população. Por que será, né?

A escola primária consiste de seis anos e os temas em questão são geralmente os mesmos em todas as escolas. A escola primária é gratuita e idade é a única exigência na matrícula.
O ensino primário é dividido em três ciclos:
  • Primeiro ciclo (1˚ e 2˚ anos)
  • Segundo ciclo (3˚ e 4˚ anos)
  • Terceiro ciclo (5˚ e 6˚ anos)
A educação nas escolas primárias se concentra na leitura, escrita e matemática básica, mas também já toca uma gama muito ampla de tópicos (biologia, música, religião, história, etc.).
O horário que a criança permanece na escola é similar ao do Brasil (sic): das 8:30h às 15:30h com uma pausa para o almoço claro!
As aulas matinais se concentram mais na leitura, escrita e matemática básica, aulas no período da tarde são geralmente sobre outros tópicos, como biologia, música, história, religião ou atividades "faça você mesmo".
Escolas flamenga em Bruxelas e em alguns municípios próximos a fronteira linguística, deve oferecer aulas de francês a partir do primeiro ou segundo ano. 
As escolas primárias da Comunidade Francesa deve ensinar uma língua estrangeira, que geralmente é holandês ou Inglês, dependendo da escola. As escolas primárias na Comunidade alemã tem obrigatórias aulas de francês.
PS: O fato é que todo mundo fala no mínimo 2 línguas aqui. Eu disse fala! As aulas de língua estrangeira são dadas para você realmente falar outra língua. Bem diferente das nossas aulas de inglês de escola pública no Brasil (Por favor gente, não estou falando dos professores do Brasil porque conheço excelentes. Quando digo sobre as aulas de inglês do Brasil falo do sistema educacional que não colabora).

Vamos a escola secundária...

No ensino secundário eles têm de escolher um curso que querem seguir dependendo do seu nível de habilidade e interesses (Isso é fantástico!!!).
O ensino secundário é composto também por três ciclos:
  • Primeiro ciclo (1˚ e 2˚ anos)
  • Segundo ciclo (3˚ e 4˚ anos)
  • Terceiro ciclo (5˚ e 6˚ anos)
O primeiro ciclo fornece uma base ampla e geral, com apenas algumas opções para escolher (como o latim, matemática adicionais, tecnologia). Isto permite aos alunos a possibilidade de se orientarem de forma mais adequada para os diversos cursos diferentes disponíveis nos segundo e terceiro estágios. 
O segundo e terceiro ciclos são muito mais específicos em cada uma das direções possíveis, ou seja, funciona mais ou menos como uma faculdade. 
Os alunos mais velhos podem escolher as matérias que querem assistir de acordo com seu interesse mas tem que assistir as matérias obrigatórias. Agora pra vocês entenderem melhor: eu sempre detestei química, na verdade odeio mesmo! Mas, eu tive que estudar química o colegial todo e ainda estudar mais pro vestibular e... eu fiz vestibular pra administração!!! Ora bolas! Isso não faz sentido e o povo daqui sabe disso! Você tem que aprender o básico, óbvio! Mas, ao invés de perder tempo estudando feito um doido uma matéria que você não gosta, você se dedica a matérias que você gosta e que serão relevantes a sua profissão.

Admissão em Universidades e Faculdades

Na Bélgica, todo estudante com um diploma secundário pode se matricular em qualquer instituição de ensino superior de sua escolha! Mas... existem 4 exceções a essa regra:
- Medicina e Odontologia: deverá ser feito um exame organizado pelo governo onde será avaliada  o conhecimento do estudante de ciência, a sua capacidade de pensar em termos abstratos (teste de QI) e sua aptidão psicológica para se tornar um médico. Hoje esse exame é somente aplicado em Flandres.
Artes: são principalmente de natureza prática e são organizados pelas faculdades individualmente.
- Engenharia: exame focado em matemática. Hoje somente aplicado na comunidade francesa.
- Administração:  o exame incide sobre a motivação individual e pré-conhecimento de um domínio especializado (no caso de mestrado).

Aqui como no Bélgica existem as universidades/faculdades públicas e privadas. Mas os preços não são exorbitantes e dependendo da condição familiar lhe será concedida uma bolsa.

No próximo post vou falar sobre essas comunidades citadas no post de hoje.

[edit]

6 comentários:

  1. Muito interessante esse post!
    Me interesso muito por esse tema e gostei de ter lido o que você escreveu.
    Um grande abraço Gislene! Que Deus os abençõe ricamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilsinho! Que bom que gostou! Eu pretendo fazer outro post sobre educação falando especificamente de uma universidade aqui da cidade. Sempre posto as atualizações no face, por isso, fique de olho! Obrigada e que Deus o abençoe cada dia mais!

      Excluir
  2. Boa tarde Gislene, estou a fazer-lhe este comentário porque estou com imensas dúvidas! O Meu namorado esta a trabalhar e a viver na Bélgica e eu neste momento encontro-me no último ano da licenciatura de Psicologia em Portugal e quero ir viver para aí em Julho! Mas quero ir na condição de tirar logo o mestrado na minha area na universidade católica de Leuven mas no campus de Kortrijk, só que não faço ideia o que é necessário para me candidatar e quais são os requisitos da admissão! Será que me pode ajudar? Ahh, e não percebo nada de holandês e pouco de inglês :( agradecia a sua ajuda.

    cumprimentos,
    Alexandra Sousa

    ResponderExcluir
  3. Olá pretendo fazer o terceiro ano do secundário na Bélgica...so que estou ilegalmente...é possível e vc saberia me informar os documentos necessários para me matriculat
    Desde já grata!!
    Keisy

    ResponderExcluir
  4. de que hora a que horas as crianças do jardim infantil estuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças aqui vão pra escola a partir dos 2,5 anos e a aulas vão das 8:30 até as 15h. Na quarta feira a aula vai até meio dia, meio dia e meio dependendo da escola.

      Excluir