Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2012

Carros!

Decidi falar sobre preços de carros porque eu sempre vejo comerciais na televisão e meio que fico chocada com os preços e mais ainda com os valores das parcelas anunciadas.

É fato que carro é utilizado como status somente no Brasil, fora dele é visto como meio de transporte e algo não necessário a sobrevivência. Afinal, já mostrei em outro post que as bicicletas (e outros meios de transporte coletivos) substituem bem os carros, faça chuva ou sol (ou neve!).
Fiat 500c
Interior Fiat 500




























Coloquei a foto do Fiat 500 porque é um carro que eu acho super fofo mas que no Brasil o preço é uma fortuna. Aqui você leva um para casa por 12.000 euros. Já com esse tetinho aí da foto...

Mas 12.000 já é um carro meio caro aqui. Porque não comprar um por 7.000? Ou até menos dependendo do carro e da promoção. Aqui, entre 7 e 8 mil você compra um carro chamado popular no Brasil, mas com uma grande diferença: aqui o carro vem completo, os opcionais daqui são frescuras a mais que você quer ter no seu carro e não coisas que todo carro deveria ter, tais como: ar condicionado, freio ABS, air bag na frente e atrás.

Normalmente os carros ditos "populares" são bem completinhos aqui. Chega a dar gosto!

Assim como no Brasil, é bom você analisar todos os custos antes de embarcar numa compra. Tanto a vista como parcelado. Aqui, quando você compra um carro você só tira ele da concessionária depois de estar com toda a papelada pronta. Você obrigatoriamente tem que fazer um seguro, ter as duas placas (você mesmo manda fazer e quando vender o carro ela é sua...rsrs) e caso não tenha garagem deverá ir a prefeitura e pegar uma autorização para estacionar na rua (é pago também, uma pequena fortuna de 10 euros por ano). Após isso o carro é seu e pode ser levado para casa.

Algo que me chocou muito foi o valor dos juros no financiamento. Chega a ser ridículo! No Brasil se paga 2x o valor do carro caso resolva parcelar a perder de vista. Aqui não...

Vou dar um exemplo:

Um carro de 8.000. Se você der uma entrada de 3.000 e parcelar o restante em 36x de 156,69 ao final você terá pago o montante de 8.640,71. Sinceramente não acho o juros alto, embora seja um pouco 5,49%.

O mesmo carro com uma entrada de 5.000 parcelando o restante em 24x de 137,37 o montante final será de 8.296,97 com o mesmo valor de juros a 5,49%.

Esse exemplo é de uma das marcas daqui. Eu já fucei em tanto site que já não sei onde vi o que. Sei que já vi financiamento com juros de 1,algumacoisa por ano. Juros bem camarada eu diria.

Aí você lê isso e pensa: Mas eu não posso pagar em 60 meses?. Pelo amor de Deus né gente! Olha o valor do carro, eu teria vergonha só de pensar nessa possibilidade.

E outra, carro é tão barato aqui que não é prioridade na vida de ninguém. Muita gente vive sem. E muita gente só compra quando realmente se faz necessário. Tanto é verdade que mesmo o carro sendo barato não temos ruas super congestionadas e carros pipocando de tudo quanto é lado.

Outro fator bem interessante quando se resolve comprar um carro aqui é a quantidade de opções que você tem. Chega a ser absurdo!!! Muitas, mas muiiiiiitas marcas. Todas as marcas possuem um modelo simples mais ou menos na mesma faixa de preço.

Vejam:

Peugeot 107 - 6.800

Peugeot 206+ - 8.010









C1 Citroen - 8.000


Twingo Renault - 9.000
Dacia Sandero - 8.000








Alto Suzuki - 8.500
5 anos garantia
Pixo Nissan - 8.500












Fiat Panda - 7.990
Espetacular!
Aygo Toyota - 9.000










Jazz Honda - 13.000












Esses foram só alguns exemplos. Existem muitas, muiiiiiitas marcas, mas aqui citei as mais comuns. 

Ah, quase me esqueci, todos esses carros aí já tem direção hidráulica ou elétrica, ar condicionado, freios ABS, air bag, alguns já vem com mp3, outros com computador de bordo... e por aí vai. É o que disse lá em cima, opcional aqui é alguma frescura a mais que você queira no carro e não algo essencial. A garantia deles também costuma ser longa.

Para quem tem família grande e precisa de um carro com mais de 5 lugares aqui você tem N opções que começam nos 9.900 euros. Ou seja, totalmente acessível.

Mas para quem gosta de carro além do normal, e aí eu me incluo nessa, é realmente de pirar na batata aqui ( o que tem tudo a ver em se falando de Bélgica = batatas). Aqui coloquei os carros simples de cada marca, mas pra quem gosta de carros mais potentes e bonitões aqui é bem possível que você tenha um durante sua vida sem ter que se tornar uma pessoa de muitas posses (se é que me entendem). Um mercedes zero do modelo mais básico (apesar que básico e mercedes na mesma frase não combinem) você vai desembolsar um montante de 24.000 euros. Sinceramente, é bem possível ter um carro desses aqui. É só se programar direitinho. Fora o Audi TT... meu sonho de consumo... aqui o preço é bem melhor também.

Me despeço aqui pessoal. Dúvidas ou algo que queiram saber a mais sobre este assunto é só gritarem.

Até semana que vem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário