Pesquisar este blog

domingo, 14 de outubro de 2012

Eleições 2012


Semana passada tivemos as eleições no Brasil e hoje foi o dia dos Belgas saírem no frio de outono de 5˚C para votar.

Saí de casa duas vezes hoje, a primeira para ir ao supermercado e, a não ser pela grande movimentação de pessoas na rua e o fato de eu saber que a eleição seria hoje, eu não perceberia tal evento. Digo isso porque as ruas estavam limpas como de costume. Nada de santinhos, cavaletes, pessoas distribuindo santinhos, banners, nada! (E foi assim a campanha toda):
Uma das escolas onde tinham seções

Mais de perto pra ver que está tudo limpíssimo

As ruas ficaram limpas antes, durante e depois das eleições. A única "sujeira" que eu pude notar na rua foram as folhas das árvores que estão indo embora para dar vida a paisagem típica do inverno.

Aqui também existem os "santinhos" mas eles são distribuídos de uma forma completamente diferente: eles colocam em sua caixa de correio, assim como os jornais informativos do partido. Tudo bem organizado, discreto, limpo e consciente. 

Durante a época de campanha também não se viam muros pintados, outdoors, cavaletes, carros de som ou qualquer outra poluição visual/sonora. Confesso que achei tudo muito bom, mas o fato do carro de som não existir aqui é o verdadeiro paraíso! Ninguém merece os jingles ridículos que impregnam na cabeça.

Mas legal mesmo é o naipe da cabine de votação, é secreto meessssssssmo! Dá uma olhada no trem:
É pra ter certeza que ninguém viu...
Então, como disse lá em cima, saí duas vezes hoje. A segunda foi lá pelas 15h para ir para a academia quando a eleição se encerrava. Nada de novo, tudo limpo e bonitinho. Nãããããão!!! Dessa vez encontrei algo diferente! Uma rampa na porta da escola para deficientes...
Rampa colocada para deficientes
Vocês devem estar pensando: Mas só tem foto de uma escola! Essa pode ser exceção! Aí eu respondo bem mineiramente: Né não. Passei em frente outras duas grandes escolas e todas estavam limpíssimas, a cidade está limpíssima. Ou seja, dá pra ter eleição sem deixar a cidade um lixo. 


Ahhh, quase me esqueci! Aqui a votação é no papel mas o resultado você pode acompanhar on line. Achei bem interessante (por ser papel achei que não divulgassem on line...). Só que só dá pra ver o partido. Como não entendo direito, acho que tem um candidato por partido... preciso pesquisar mais sobre política. Eu acho que tem um por partido porque o número pra votar no candidato era: 1, 2, 4, 5... achei até engraçado... afinal de contas a gente tá acostumado a votar em candidato com uma penca de número...

Ainda quero escrever um post mais detalhado sobre política e partidos. Eu vi algo por cima nas minhas aulas e preciso de mais tempo para pesquisar e escrever algo que explique como tudo funciona tim-tim por tim-tim.

Me despeço com o pôr-do-sol de hoje:
Diretamente da janela da sala!
Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário