Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Uma simples competição

Começamos em meados de março deste ano ou abril (sei lá) a frequentar a academia de escalada Bleau aqui de Gent. Só tem boulder naquele lugar... nunca fui uma fã frenética de boulders mas é o que tínhamos e temos então sem reclamações! Temos, pelo menos até março do ano que vem quando vão inaugurar a mega academia com vias!!!

Nem preciso dizer que escalada aqui é um esporte super praticado. Aqui, quando você fala que escala, você é apenas mais um. E não o diferente que faz algo visto como "super radical" pelos outros.

A academia tem o chamado Bleau Team, onde tem os grupos de aulas pra criançada. Começam aos três anos (aos 3 anos na escolinha, mas tem uns pixotinhos que vão com os pais). Alguns pais escalam mas outros nunca escalaram na vida e nem vão escalar, mas levam seus filhos fielmente as aulas e também em dias que não tem aula. Exemplo a ser seguido!

A academia é muito boa, os boulders são sempre renovados, sempre tem um novo pra você se esbaldar. Algo que não é muito bom é que ela é pequena pra quantidade de pessoas que frequentam. As vezes fica totalmente inviável de escalar. Tem fiiiiiiila!!! Ultimamente anda impossível...

Bom, deixa eu falar do que eu propus... Nos dias 19, 20 e 21 foi realizado o Bleau Open Sensations. Até então, para mim, era um campeonato de boulder e pronto. Nada de especial. Eu nem estava a fim de participar porque não sou uma super escaladora, mas fui obrigada a participar porque a academia ficaria quatro dias fechada ao público "normal", somente quem tivesse participando do campeonato poderia escalar, e apenas em uma seção...

A academia abriu normalmente até na quarta-feira da semana do campeonato. Fechou as 23 horas como de costume e aí começou o trabalho do pessoal. Um pequeno mutirão se reuniu para retirar todas as agarras da academia, lavar as paredes e montar as vias do campeonato. Vararam a noite lá... orgulho!










Pessoal trabalhou duro e muito bem! A academia ficou digna de receber um evento.

O campeonato funcionou assim: 4 seções de 4 horas cada. Você se inscrevia numa e ia escalar. Mas nada te impedia de ir outro dia ficar olhando os monstros escalarem. Cada boulder que você fazia valia 1000 pontos que seriam divididos pela quantidade de pessoas que haviam feito este mesmo boulder e isso sim seria sua nota. Bem interessante eu diria.
A cada seção todas as agarras eram trocadas (por outras idênticas obviamente). Nada de agarra ensebada para próxima seção!

Nós participamos na seção de sábado a noite. Foi uma experiência sensacional. Pessoal realmente se diverte. Claro que estão todos teoricamente competindo, mas o clima me impressionou. Todo mundo ajuda todo mundo e vamos escalar!!! Valeu muito a pena!

A seção de domingo foi a última. Que foi a seção destinada aos monstros. Digo monstros porque dava medo de ver o povo escalando... veio gente de longe pra escalar. Essa tal Mélanie Sandoz estava entre os competidores... o Guillaume Glairon Mondet também... ver eles escalando gerou um sentimento estranho. Os caras fazendo um boulder que todo mundo penava e eles mandavam numa boa... tinha muita, mas muita gente boa escalando.




Aqui tem um pequeno vídeo de uma matéria que saiu sobre o Open, está em holandês mas dá pra entender o contexto:



Vocês viram pelas fotos que haviam crianças/adolescentes escalando com os grandões no mesmo campeonato mas a categoria deles ela separada.

A minha meta para esse Open era não ficar em último lugar. É minha gente, pra eu ter isso como meta, é porque o trem é feio aqui... e não é que consegui!!! Fiquei em 43˚... foram 47 participantes. Tá bom, né? Rsrs.

Neste link você pode conferir o resultado completo de cada categoria.

Ahhhh, e porque não uma foto do casal mais bonito da competição?!?!?!?!


Pós Open!

Até a próxima pessoal!

2 comentários:

  1. Deu até vontade de praticar um dia Gi! Parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você deveria tentar Ana. Eu acho muito gostoso. Quando você escala você trabalha não só o corpo como a mente também. Trabalha equilíbrio, respiração e muita concentração.

      Excluir