Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jeito Belga de se Alimentar

Tudo que é diferente tende a ser estranho para nós. Assim foi nosso primeiro contato com a comida Belga. Como achar normal um prato de comida em que não tem arroz e nem feijão??? Pois é... hoje já nem sinto tanta falta, mas no começo foi bem "peculiar".

A alimentação diária de um Belga é diferente da brasileira, observem: 
Café da manhã: pão (vamos falar mais deles depois), café, chá, leite e para as crianças o sucrilhos.
Almoço: Pão com queijo, presunto, ovo, alface, rúcula, tomate e tudo mais que vc imaginar.
Jantar (normalmente as 18 horas): começa com uma sopa. Depois comem batata, legumes (sim, batata não é legume aqui, batata é batata), carne vermelha ou peixe (mais peixe) e também as fritas, sempre!
Ceia: Batata, pasta e arroz (as vezes)
Sobremesa: fruta
Com a refeição o pessoal normalmente bebe água. Em restaurante bebem vinho ou cerveja.

Warme Maaltijd

Pasta

Frieten
Soep



Esse é o famoso sanduíche
do horário do almoço.
Pelo que pude pesquisar eles comem sanduíche no almoço porque os adultos estão trabalhando e os filhos estão na escola. Filhos esses que também comem sanduíche ou a comida da escola (ele pode escolher). Então a noite eles comem uma "refeição quente".


Agora que já falei das refeições como um todo, vou falar em específico de algumas peculiaridades:

Pão. O povo daqui realmente gosta de um pão! Não importa onde você vá: supermercado, feira ou uma bakkerij sempre terá uma infinidade de pães para você escolher. Um mais gostoso que o outro. Normalmente são grandes de 400gr ou de 800gr e tem uma máquina para você fatiar. Pão francês esquece, não tem mesmo! Pães pequenos também não são tão comuns.
Detalhe importante é que na bakkerij e na feira as pessoas pegam o pão com a mão, mão esta que pega o dinheiro também. No começo achei estranho mas nem ligo mais. Isso é mais que comum aqui. E cheguei a brilhante conclusão de que ninguém morre por isso, ainda mais se você observar como a população daqui é idosa (idosa do verbo muito velha).
Pão de 800gr.
Pães variados














Uma observação importante a ser feita sobre os pães daqui é que mesmo aqueles ditos "light" por terem sementes e uma farinha escura são extremamente saborosos. Digo isso porque eu detestava esses pães do Brasil.

Vamos as batatas. Batata aqui é o arroz e feijão brasileiro. É quase impensável imaginar uma "refeição quente" sem batata no prato. Seja frita, purê, croquete, cozida com orégano... e por aí vai. Eles comem muuuuuita batata frita e pasmem, a população não é obesa. Talvez o estilo de vida ajude, eles são muito ativos e andam muito de bicicleta.

Eu achei que fosse enjoar de batata frita mas nada! A batata frita daqui é diferente, boa demais!!! E claro, tem que estar acompanhada de maionese (Heinz!).

Assada! Hummmmm!
Porção típica (com maionese!)
















Comida típica temos várias, mas a mais famosa, sem dúvida alguma é o Mossel. Ô trem bão viu! Normalmente é uma porção enorme servida direto na panela, acompanhada de uma porção de fritas... para beber vai bem um vinho branco ou uma cerveja.
Acreditem, essa panela é gigante! Essa "porçãozinha" é
para uma pessoa...
Doce... doce é complicado falar... o povo daqui ama um doce também. E, assim como as comidas salgadas sempre tem batata com maionese, as doces quase sempre terão chocolate...
O chocolate daqui é bom demais e os preços são ótimos. Claro que tem os caríssimos também, mas o barato já é bem melhor do que eu estava acostumada. Você encontra uma loja de chocolate artesanal a cada meio metro na rua...
Sim, eu fico doida na loja!
Outro doce típico é o tal do Cuberdons, é um cone roxinho de casquinha firme com um recheio com uma textura absurdamente maravilhosa e impossível de definir, só comendo mesmo!
Ele é feito de goma arábica com aroma de framboesa. O sabor é indescritível.
Eu disse que não dava pra explicar!
A pizza daqui também é diferente. A primeira vez que comi, gostei. Mas confesso que achei bem estranha. Tive que esquecer todos os sabores que estava acostumada e me adaptar as pizzas "peculiares" daqui. Catupiry não existe aqui... muito menos minha amada pizza portuguesa...
Eles vendem em 2 tamanhos, de 28cm e de 38cm, o primeiro é ideal para duas pessoas comerem muiiiito bem. A segunda é o tamanho que estamos acostumados no Brasil. A massa é bem saborosa também!
O preço, ah sim, esse é o melhor de todos. Pagamos em média 8,95 na pizza de 28cm e a entrega é gratuita. O melhor de tudo é que você compra pelo site Pizza.be, você tem muitas opções no site e não tem que se matar ao telefone para pedir uma pizza em holandês ou inglês.
Como disse, nada de catupiry!

Carne. Eles são devoradores de peixe. Comem muito peixe mesmo, o preço é bem agradável. 
O preço do porco é excelente, o que me faz uma mulher super feliz... amo porco!!!
Vaca é caro viu... põe caro nisso! Mas é a melhor carne que já comi na vida. Totalmente macia.
Frango também tem preço bom.
É comum comerem cordeiro, codorna, coelho... tanto que também é comum você encontrar essas carnes no supermercado todos os dias. Não são das mais baratas também não, mas... são saborosas.
Frios você encontra uma infinidade também, é de impressionar. Também diferente do presunto que estamos acostumados no Brasil. E, ao invés da mussarela, o mais comum aqui é o gouda, que é espetacular!
Frios
Carnes











Quanto a churrasco eu não tenho muita experiência pra falar. Fui em apenas um e fiquei chocada... eles realmente não são bons nisso. Primeiro porque não tem carne de vaca!!! Isso mesmo, não tem carne de vaca... é um "BESURDO"!!! A linguiça que eles usam é estranha e sem sabor... o frango também não tem sabor, o peixe muito menos... ou seja, saí meio frustrada de lá... mas ressalto que fui em apenas um, prefiro pensar que dei muito azar, rsrs. 
Quase me esqueci, não tinha asinha de frango e nem panceta, ah vá! Aquilo não era churrasco! Um churrasco belga talvez, brasileiro não...

Tempero também é um trem pra lá de estranho aqui. Você não encontra um potinho com alho e sal igual temos zilhões no Brasil. Você encontra sal e alho separados e um trilhão de tipos de condimentos. Graças a Deus tempero eu aprendi a fazer com a mãe antes dela morrer senão eu tava lascada...

Ah, eles amam colocar curry nas carnes... muiiito curry. Principalmente no frango. Particularmente eu não gosto (não do curry, mas da quantidade que colocam).

Legumes e frutas são consumidos em larguíssima escala. A qualidade tanto dos legumes como das frutas é algo impressionante. Pô, eu vim de um país tropical, onde plantam todo tipo de frutas e legumes mas eu nunca havia comido frutas e legumes tão frescos e saborosos como os daqui. Até hoje ainda não entendi o porque disso.
O legal é que não tem essa de criança não comer legumes não, eles comem e adoram! E até tem brinquedos-legumes, rsrs.

Isso é um brinquedo...

Isso aqui também...














Quase esqueci dos wafels!!! Que pecado! Também são maravilhosos e muito consumidos. Tem vários lugares que fazem na hora e você compra e se delicia ou compra pacotes imensos no supermercado. Você pode comer frio ou dar uma esquentadinha no microondas.

Stroopwafels - esse é fininho
 e tem um recheio
 maravilhoso!

Esse é o comunzão. Vai muito
bem com mel, sorvete,
nutella ou o que
sua imaginação
permitir.




Bom gente, post já tá enorme demais. Também... falar de comida é comigo mesmo. Espero que gostem!

Se tiverem dúvida ou curiosidade em relação a algo que não falei é só perguntar.


13 comentários:

  1. Giiiii!!!! Muito bacana!!! Adorei!!!:) fiquei imaginando aqui , que apesar da quantidade de batata eles devem ser magros por comerem uma variedade maior de alimentos... ao menos eu aqui, não estou acostumada a comer muito legume e fruta... só o basiquinho mesmo e olhe lá hehehe... Mas adorei a idéia do blog!:) e fiquei até com vontade de conhecer a Belgica e as lojas de chocolate!! heheheheh claaaro!;)bjao!
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe. Que bom que gostou! A Bélgica realmente não é um país em que as pessoas queiram conhecer, tanto que ele nem estava na minha lista de visitas antes de nos mudarmos pra cá, mas morando aqui descobrimos o quão agradável ele é e o quão rico é em história e tudo mais. Principalmente a comida... eles realmente comem muito bem!!! Bjão!!!

      Excluir
  2. Sorte sua que é magrinha e pode comer muito! Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, o estilo de vida aqui ajuda muito. Andamos muito a pé e de bicicleta, aí a gente poder comer um cadinho, rsrs.

      Excluir
  3. ESTAMOS PARA RECEBE UM INTERCAMBISTA BELGA E SEUS COMENTÁRIOS
    VÃO ME AJUDAR MUITO.AINDA MORA NA BELGICA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenham ajudado mesmo. O jeito deles se alimentarem é bem diferente. Eu já mudei muito desde que mudei pra cá. Agora como legumes direto e acho bom. Fora os 50 milhões de tipos de sopa.

      Excluir
  4. Oi Gislene! Fiz uma viagem para Bruges recentemente é me apaixonei pelos cuberdons... Só que não encontro nenhum lugar para comprá-lo fora daí ou então a receita para fazê-lo... Você tem alguma dica? Obrigada desde já, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie! Ishi menina, até onde sei eles não exportam os cuberdons. Você encontra em lojas no freeshop do aeroporto de Bruxelas e quanto a receita... esqueça... eles mantêm isso totalmente em segredo. Mas pense pelo lado bom, você tem uma ótima desculpa pra voltar aqui ;)

      Excluir
  5. AMEIII!!
    Estou pensando em me mudar pra Bélgica e fiquei curiosa quanto a alimentação, me ajudou muito, e ate me animou bastante.
    muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
  6. olá mandei um comentário no se face, achei interessante a reportagem, parabéns

    ResponderExcluir
  7. Qual é o nome da torrada que eles fazem com geleia Mas por que eu Posso acrescentar qualquer geleia tipo de geleia de uva e maçã

    ResponderExcluir
  8. Nas Escolas as crianças levam comida de casa
    Ou comem na escola
    Qual é as comidas nas escolas

    ResponderExcluir