Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Second Hand Shops

O título está em inglês porque foi assim que eu digitei no google para encontrar o que é conhecido como Brechó no Brasil. Aqui ele é conhecido como Kringwinkel e todos tem a mesma placa na entrada:


Mas existem várias diferenças entre um brechó no Brasil e um brechó aqui. Aqui não é vergonha pra ninguém ir a um brechó, muito pelo contrário, sempre que vou encontro pessoas das mais diferentes classes (embora não exista também tanta diferença nesse quesito aqui...).

Ir ao brechó além de terapêutico é divertido. Sim, divertido. Os brechós daqui não se limitam a vender roupas ou móveis usados. Eu costumo brincar, sempre que falo com algum amigo, que eles vendem até escova de dente usada... e eu não estou exagerando! Tá, escova usada não, mas talheres usados é bem comum de se encontrar.



Existem os brechós específicos, como os que vendem pianos usados (e é onde vou comprar o meu). Tem piano pra todo gosto e bolso, lindos, pretões, de cauda... ahhhh de cauda...
E não, eu não toco piano. Ainda!

E existem os gerais, que vendem de tudo e que são os mais legais de ir. Tem seção de eletrônicos, eletrodomésticos, itens decorativos, móveis, brinquedos, bicicletas, livros, louças e afins, roupas (infantil, adulto e feminino, tudo separadinho) e dentro de cada seção dessas você encontra as mais variadas coisas. Normalmente coisas de excelente qualidade a preços que te deixam de queixo no chão.

Gent, como já disse em outro post, é uma cidade universitária e recebe muitos estudantes todos os anos. Estes, com certeza, são os maiores e melhores clientes para estes brechós. Você consegue mobiliar e equipar sua casa gastando pouco e se tiver bom gosto ainda  vai ficar bem bonito.

 Aqui você pode consultar o endereço dos brechós.

Esses brechós tem seus caminhões que tanto coletam como entregam seus produtos: 


Eu acredito que eles devem pagar uma miséria pelos itens que compram da gente, mas o justo é que eles revendem por uma miséria maior ainda. Esse é o fator mais interessante. No Brasil quando eu visitava uma loja de móveis usados eu saía revoltada porque muitos móveis lá eram mais caros que itens novos, e a grande maioria eram móveis em péssimo estado.

Algo que torna esses Kringwinkel super interessantes de serem visitados é o fato de que estamos na europa e, meus amigos, a gente vê cada móvel, cada louça e cada item decorativo lá que são coisas espetaculares porque são muito antigas, artesanais, louças pintadas a mão e que na nossa visão brasileirística valeria uma fortuna... mas que são vendidas a preços mais que justos (na minha visão até injusto de tão baratos) mas é algo que não vou reclamar, óbvio...rsrs.

Este é um ex. de tipo de louça que se encontra lá

Você pode achar essa louça feia, antiga, brega, mas é impossível não encher os olhos de admiração e imaginar de que era é isso... sim, sim meus caros leitores, é possível encontrar móveis da era Napoleônica...

Gente! Quase me esqueci do meu amado "Mercado de Pulgas". É uma feira realizada todas as sextas e sábados na praça Saint-Jacobs onde se encontram antigüidades de todos os tipos e de todos os tempos. É um lugar onde é possível fazer um mergulho na história. Digo isso pois tem uma banca em específico que tem muitos utensílios das guerras, é de pirar o cabeção mesmo. Um belo dia passeando pela feira, parei nessa banca e como boa mineira tenho que colocar a mão em tudo senão não fico feliz... fui tentar tirar uma faca da sua capa... e quem disse que saía??? A velharada começou a rachar de rir da minha cara... eu ri também... mas consegui tirar!!! Era uma faca que tinha sido utilizada na guerra e que bom que eu não estava na guerra porque se eu demorasse o tempo que demorei pra tirar a bendita da capa eu teria morrido um dia antes... após isso um senhor começou a me mostrar as coisas da banca e a falar sobre elas... sensação indescritível. Eu poderia ficar ali o dia todo ouvindo, mas o velhinho tinha mais o que fazer... 
Feira em Saint-Jacobs

Mais feira






























Isso aí minha gente. Quem tiver passeando pela europa, vale a pena fugir dos roteiros turísticos e visitar lugares inusitados como esses. A experiência pode ser incrível!

Dúvidas e sugestões? Não exitem em perguntar!



2 comentários:

  1. Obrigada. Adorei a sua descrição. Penso que me vai ser muito util. Marite.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Adorei a sua descrição. Penso que me vai ser muito util. Marite.

    ResponderExcluir