Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Meios de transporte

Tá aí um tema que realmente estou emocionada em escrever. Desde a invenção da roda o homem não parou mais (literalmente falando!). Até certo ponto isso foi bom, digo isso porque alguns países souberam valorizar os meios de transportes corretos e outros (na minha opinião) foram pelo caminho errado. Digo isso porque acredito que o melhor meio de transporte, tanto para pessoas quanto mercadorias, é o trem. Ahhhhh, o trem... simplesmente o mais inteligente e eficiente meio de transporte.

Aqui em Gent onde vivemos andar de carro é brega. Belga que é Belga anda de bicicleta, sempre! Seja chuva, sol, ventania, neve, tornado ou seja lá mais o que existir o povo está em sua bicicleta. Não, não estou exagerando. E não tem desculpa caso precise carregar algo pesado não, eles carregam tudo na bicicleta. Pra vocês terem uma noção, já vi pessoas carregando malas enormes, engradado de cerveja, cadeiras (sim, no plural, o cara estava carregando duas em sua bike...) e o engraçado é que é super normal.





Correio aqui é praticamente 100% bike.
O mais fantástico é que eles sabem da importância de se andar de bicicleta e a cidade tem ciclovias na cidade inteira e também ciclovias nas rodovias ou paralelas a estas ligando uma cidade a outra.
Ciclovia do ladinho de casa.


Em caso de ter ponte sempre terá um
caminho por baixo para agilizar sua vida.


Semáforo você respeita como carro
 e a preferência é sua ao abrir.

Mais cruzamento.

Cruzamentos com semáforos para
bicicletas.

Quando há obra, eles colocam uma
 sinalização a mais.

Outro cruzamento.

Os carros respeitam os ciclistas assim como os ciclistas respeitam os pedrestes e tudo funciona de forma harmoniosa e sem buzinaços. Aliás, buzina é um som bem raro de se ouvir aqui.

O legal aqui é que você tem que respeitar a sinalização, caso um policial veja você na contramão ou fazendo qualquer coisa errada, sinto muito, multa de 60 euros além da missa que ele vai rezar pra você!

As bicicletas aqui são diferentes das populares no Brasil, isso ocorre porque aqui as bicicletas são usadas como meio de transporte (independente do clima) e não somente para lazer. Elas são equipadas com farol dianteiro e traseiro, protetor na corrente para não destruir suas calças, para-lamas por causa de água, neve e até lama, lugar para carona que é usado para colocar bolsas. Bolsas essas que são usadas para guardar tudo que quiser e ficar com as mãos livres para guiar a bicicleta com segurança. Confesso que amei a bicicleta daqui pela excelente funcionalidade.


Bebê conforto.
Pra levar criança, cachorro, compras ou o que mais sua
criatividade permitir.



Nessa se anda deitado.
Tri-bike - família unida até pra pedalar!








Essa é a mais utilizada. 

Não importa o clima...

Descobri como o Street View capitou as
imagens das ciclovias no meio do mato daqui.
Esta também é muito utilizada,
protege seus pimpolhos do
frio e vento.
Ônibus aqui também é super confortável de se usar. Não existem cobradores neles, existe uma máquina onde você mesmo coloca o cartão (cartão da empresa de ônibus) e ela cobra automaticamente. O valor da passagem é de 0,90 euros (Sim, noventa centavos) e algumas regiões mais distantes você paga um pouco mais. Caso queira você pode adquirir o cartão mensal no valor de 30 euros que você anda a vontade, é só apresentá-lo ao motorista quando entrar nos ônibus.

                                                      Ônibus                                                                      Cartão

Tanto o cartão mensal como o outro é integrado com o TRAM. O tram eu só conheci aqui, nunca tinha visto em minha vida. Parece um trem só que menor e que anda dentro da cidade. Também não tem cobrador (existe a mesma máquina e você mesmo paga) e é super confortável. Aqui em Gent temos várias linhas que cobrem grande parte da cidade.

Tram grande.

Tram pequeno.

Para maiores distâncias existem os trens. Aquela forma inteligente de meio de transporte, sabem? Eu sou uma fã desse meio de transporte por toda eficiência que este proporciona. 

Assim como os outros meios de transportes já citados aqui os trens são de um conforto absurdo o que tornam suas viagens longas algo mais que agradável. O trem não balança, não freia bruscamente, não faz curvas de modo insano. Tudo isso faz com que sua viagem seja super agradável, por mais longa que seja. Você pode aproveitar o tempo lendo algo, utilizando o computador, jogando ou mesmo estudando porque tem mesinhas no meio da maioria dos bancos.

 Trem

Trem-bala

Pra quem precisa utilizar o trem todo dia, é óbvio que você não vai pagar a tarifa normal, será uma tarifa menor (bemmmm menor). A empresa empregadora custeará grande parte do valor e você arcará com o restante.
Existem também os weekend tickets, ou seja, durante o final de semana você pode ir para qualquer canto da Bélgica pagando 50% menos do valor (ida e volta).
Para viagens para outros países é só ficar de olho que sempre tem aquelas ótimas promoções onde a primeira classe é mais barata que a segunda classe... não me perguntem porque! 
As viagens de trem te possibilitam realmente "viajar", é maravilhoso poder observar a linda paisagem do lado de fora e ficar "viajando". Simplesmente fantástico!


Quase me esqueci de outro meio de transporte. Aqui existe carro também, mas é pouco utilizado, rsrs.


Há muitos barcos devidos aos vários canais que a cidade tem, mas estes barcos são somente de passeio.


Terminei gente! Agora ninguém tem desculpa pra ficar perdido e não saber que existia isso  ou aquilo aqui.


Até o próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário