Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Indo ao médico

Neste post de hoje resolvi explanar sobre meu primeiro contato e minha primeira visita a um médico. O primeiro contato foi traumatizante e a primeira visita estranha, bem estranha...

No meu curso de inclusão social fiz várias amizades e uma das meninas me indicou um ginecologista. Como não conheço nenhum aqui esse era o caminho menos difícil de encontrar um bom gineco.


Após estar com o telefone em mãos e também meu cartão de seguro saúde resolvi ligar para o médico. Ah sim, é bom saber que queria ir ao gineco somente para pegar uma receita de anticoncepcional porque o que eu tomava no Brasil não existe aqui. Era meados de julho e liguei feliz e contente:
"Eu: Alô.
Gineco: Alô.
Eu: Gostaria de marcar uma consulta.
Gineco: É aborto?
Eu: (Cara de chuchu, sentimento de espanto e em estado de choque). Respirei fundo e disse com a voz trêmula: não... só quero trocar minha receita de anticoncepcional...
Gineco: Ah sim, estou de férias e só estou atendendo aborto/emergência... volto dia 22 de agosto, você pode me ligar novamente?
Eu: (ainda assustada) Sim, sim, eu retorno em agosto... obrigada.
Gineco: Por nada, aguardo sua ligação."

Sim gente, eu fiquei muito assustada. E pensei: que merda de médico é esse que ela me indicou??? Aborto??? WTF???

Depois de muito pensar lembrei que o aborto aqui é legalizado e que também ocorrem os abortos espontâneos... mas mesmo assim me assustei um tanto bom. Não é todo dia que você liga pro gineco e ele pergunta de cara se é aborto... pô... vim de um país que isso não é normal...

Passado o susto e não querendo ir pra outro médico porque, se esse que ela indicou já falou desse jeito imagine eu tentando a sorte em algum outro...??!!!

Liguei novamente na segunda agora, dia 27, ele me atendeu (não perguntou sobre aborto, ufa!) e disse que eu poderia ir qualquer dia já que era somente para pegar outra receita.

Resolvi ir ontem. Acordei cedo, tomei um banhão, tomei café e peguei o caminho da roça. Sim, pra ajudar ele atende em outra cidade. É do lado de onde moro (tipo Itajubá - Maria da Fé), bem pertinho mesmo.

Cheguei e me deparei com uma casa normal com um adesivo no vidro com nome, horários e telefone do médico, nada de placas gigantes. Toquei a campainha e fiquei lá... por um bom tempo... aí como boa brasileira dei uma espiadinha pelo vidro e vi que tinha gente lá dentro, foi então que decidi tentar empurrar a porta. Percebi que a ideia era exatamente essa...

Tinha uma sala de espera com algumas pessoas e um banquinho de madeira no hall de entrada (igual aqueles que tem na casa dos nossos avós, ou dos pais no meu caso) no qual eu resolvi me acomodar.
Pra quem nunca viu e pra quem
está com preguiça de imaginar.
Secretária? Pra que? Aqui tem disso não. Continuei sentada completamente perdida...

Finalmente sai alguém da sala com o escrito "dokter" na porta. Um casal e um cara mais desesperado que político safado querendo ganhar eleição...

Esse cara desesperado era o médico, ele me viu perguntou quem eu era e pediu para que eu aguardasse na sala de espera porque era mais confortável... sim, ele disse confortável, e não estava errado, uma cadeira de plástico com encosto é mais confortável que um banquinho de madeira sem encosto. Tudo depende do parâmetro de comparação!

Na sala ainda restava um velhinho, fofíssimo por sinal! Sempre que podia olhava pra ele com uma vontade enorme de perguntar: "O senhor gostaria de ser meu avô postiço*?". Mas não perguntei, mas confesso que me arrependi...

Após uma hora de espera (eu não tinha marcado horário) chega a minha vez. Entro na sala dele suando frio... por dois motivos: um porque era uma experiência nova e dois porque meu inglês já não é dos melhores e eu precisaria falar termos estranhos com ele...

Por fim, entramos num acordo e eu resolvi gastar o meu portunhol com ele. Sim, porque ele fala algumas línguas, como todo mundo aqui.

Mostrei a receita do Brasil, ele olhou, olhou de novo e olhou de novo e disse que poderia aplicar em mim e já foi indo pra outra sala, pegando o remédio e voltando e sentando e pedindo meu cartão da Mutualiteit (similar a um plano de saúde). Sim, minha gente, por dentro eu estava mais assustada que não sei o que pensando: "calma aí tio, fico sete meses sem tomar nada, eu mal chego aqui e o senhor já quer me furar, "vamo" devagar com a dor..."

Depois ele disse: "se você quiser claro..." Hahahahahaha. Por dentro eu trinquei de rir. Cara desesperado e doido.

Aí ele aplicou o trem* em mim e disse para voltar dali a 3 meses e se eu tivesse qualquer problema era pra ligar.

Sentou novamente na mesa e começou a preencher dois papéis: um pra ele mandar pro "Convênio" e outro para eu levar ao convênio e ser reembolsada. Sim, isso mesmo, reembolsada. Aqui você vai ao médico e mesmo tendo o plano de saúde você paga a consulta. Como o meu teve o anticoncepcional e a consulta eu achei que ia ficar uma fortuna, porque pra variar eu não tinha noção.

De repente, ele me mostra o papel, aponta o valor e diz: este é o total. Olhei espantada e paguei os 18 euros...

Gente, 18 euros por uma consulta e um anticoncepcional (trimestral) e ainda vou ter reembolso...

Após pagar ele me agradeceu e disse que se eu quisesse poderia voltar dali a 3 meses para uma nova aplicação. No final, não foi traumático como minha cabecinha havia maquinado e acabei gostando do médico.

Sobre a secretária, ele não tem mesmo. A sala de atendimento dele é gigante. Tem a mesa com computador, formulários, receituários, impressora, telefone (ele mesmo atende e marca). Também achei interessante porque ele tem um aparelho de fazer ultrassonografia em sua sala, ou seja, ele mesmo faz. Fora outras coisas que ele tinha lá que não faço a mínima ideia do que seja.

Bom, é isso pessoal. Acho que o próximo médico que eu precisar ir vou estar mais tranquila.

Nesse post tem algo bem interessante para os leitores mais espertos. Quem perceber pergunte aí que eu explico.

*postiço = por consideração
*trem = qualquer coisa menos o trem (aquele que anda em trilhos)




11 comentários:

  1. Ehhh Gii... a vida é mesm uma caixinha de supresas ne? Quando a gente acha que já passou e viu de tudo, acontece cada coisa. hehehe Mas adorei vc ter dividido com a gente isso, viu!


    Contaa mais! Adooro ler tudo!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, obrigada Ju! Sempre que eu tiver uma experiência pitoresca como essa, pode ter certeza que vou dividí-la aqui com vocês. Bjooo!

    ResponderExcluir
  3. GI, O QUE AQUELE SENHOR ESTAVA FAZENDO LÁ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeeee!!! Até que enfim alguém percebeu o velhinho, rsrs. Tadinho, era tão fofo e todos nem prestaram atenção nele.
      É que aqui o médico além de atuar em sua especialidade ele pode também atuar como um huisarts, que é mais ou menos como o nosso clínico geral aí, a diferença é todo mundo aqui tem que ter o seu huisarts, pois ele vai acompanhar toda sua vida em relação a saúde, onde foi, onde não foi, que remédio tomou, que não tomou, o que vc tem alergia, o que não tem, parece inútil a ideia mas é bem interessante.
      Todos aqui tem o cartão saúde com chip onde ficam gravados todos os dados em relação a todas as consultas e remédios e tudo mais relacionado. Simples e muiiito eficaz!
      Obrigada Estela! Você fez meu 4 de setembro mais feliz, rsrs. Bjão!

      Excluir
  4. Cara Gislene, primeiramente parabéns pelo Blog, obrigado pelas informações.

    Gostaria de saber se você poderia falar sobre o seguro saúde belga, pelo que eu entendi tem uma contribuição obrigatória que garante atendimento na rede pública e se a pessoa quiser ela pode se afiliar a um programa adicional ou a um seguro privado....

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago,
      Eu não sei qual a sua situação em relação a Bélgica para poder falar com toda propriedade.
      O seguro saúde aqui é obrigatório sim e você faz uma contribuição mensal (caso seja funcionário de alguma empresa), mas se optar pelo seguro privado você paga uma vez ao ano o valor aproximado de 75 euros (sim, é anual).
      No nosso caso, meu marido trabalha na Universidade e eles mesmo já resolveram toda essa questão pra gente, não sabemos nem quanto é descontado em folha porque não entendemos nada nela, rsrs. Mas eles nos inscreveram e recebemos o cartão. Pelo que deu pra entender temos um plano simples. Mas o simples deles é muito bom.
      No caso de privado, você vai direto a uma das "Mutualiteit (nome dado as empresas de convênio de saúde aqui)" e eles te explicam como vai funcionar o plano que vc escolheu e quanto vai custar. Como disse antes é coisa de 75 euros por ano.
      No caso do nosso plano, quando vou ao médico eu pago o valor da consulta integral (24 euros) e depois tenho que levar um papel num escritório e eles me reembolsam 17, 67 desses 24 que paguei (o reembolso cai na sua conta em dois dias). Em relação a exames é a mesma coisa, fiz uma tomo em novembro e não paguei nada ao hospital, depois chegou a fatura no valor de 9,12 euros...
      Não sei se te ajudei muito pois não sei qual a sua situação. Caso queira é só me informar qual sua situação e vejo o melhor caminho para você.

      Excluir
    2. Obrigado Gislene, sou aluno de doutorado pleno do programa ciência sem fronteiras.
      Entendi que havia o obrigatório e um suplemento, como o http://www.euromut.be

      Mas nesta faixa de preços não parece algo que gere um grande peso no bolso...

      Os que havia visto privados eram da https://www.cignaglobal.com/
      que faz cobertura mundial de saúde.

      Com o cartão ISI (ou algo assim) do seguro de saúde básico belga você tem acesso ao atendimento de emergência na União Européia, você já utilizou este serviço??

      Obrigado pelas respostas

      Excluir
    3. Olá Tiago, desculpe a demora em responder mas como nunca utilizei o meu cartão fora da Bélgica eu não tinha idéia de como funcionava. Fui atrás de informações.
      Eu tenho esse cartão ISI, e é ele que uso nas consultas médicas, exames, dentista e farmácias. Segundo informações que obtive, caso tenha o cartão SIS você precisa pedir um cartão adicional que comprove que vc é segurado aqui e aí terá cobertura em toda União Européia, o nome do cartão adicional é Europe Assistance.
      Eu não sei se você já está aqui na Bélgica mas normalmente o departamento internacional da universidade te orienta/faz grande parte disso para você.
      Não sei se respondi o que você queria. Fique a vontade para perguntar. Qualquer coisa manda mensagem inbox no meu facebook, caso prefira.

      Excluir
  5. Oi Gislene, você ainda está na Bélgica?

    ResponderExcluir